Paulo Freire: centenário do autor ganha mural e exposição

Paulo Freire: centenário do autor ganha mural e exposição

Se estivesse vivo, o filósofo, escritor e educador Paulo Feire (1921 – 1997) completaria seu centenário ontem (19). Em homenagem ao pernambucano que é conhecido como o “Patrono da Educação Brasileira”, a cidade de São Paulo recebeu um mural com a imagem de Freire e uma exposição que celebra a vida e obra do autor.

Mural na Avenida Pacaembu

O mural foi criado na parte lateral de um prédio localizado na Avenida Pacaembu , na região da Barra Funda, Zona Oeste da cidade e, segundo nota publicada no site G1, é de autoria do artista visual Raul Zito (@zito.raul) com produção do coletivo Esperanzar. Na obra, está estampada a imagem de Freire seguida pela frase “Esperançar: amar é um ato de coragem“, elaborada em conjunto com a família do intelectual.

Em fala publicada no G1, o autor Raul Zito comentou que o mural usa a técnica chamada por ele de “fotografia expandida”, que é “uma mistura de fotografia impressa aplicada em lambe-lambe com pintura acrílica”, segundo suas próprias palavras.

Exposição no Itaú Cultural

Nesse período em que é celebrado o centenário do pensador, uma ocupação em cartaz no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Bela Vista) exibe a trajetória de Freire e a potência que ela possui, incluindo a repercussão de suas propostas – comunicadas em mais de três dezenas de livros – e sua vida, desde a estadia em Pernambuco, seu estado natal, passando pelo exílio no período militar e chegando à consagração mundial.

A Ocupação Paulo Freire apresenta ainda uma publicação impressa que traz entrevistas com vários “não seguidores” do pedagogo – que não aconselhava segui-lo, mas “transformá-lo”.

A ocupação está disponível no Itaú Cultural até o dia 5 de dezembro. Clique aqui para saber mais sobre ela.

Fontes: G1 e Itaú Cultural

Foto de topo: Raul Zito/@zito.raul

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/09/paulo-freire-centenario/" width="100%" count="off" num="5"]