GRÁTIS: Tour Guiado pelo Centro Histórico de SP está de volta

GRÁTIS: Tour Guiado pelo Centro Histórico de SP está de volta

O que a Ladeira Porto Geral, a Praça da Sé e o Largo São Francisco têm em comum? Qual a importância deles na história de São Paulo? Quais as curiosidades de cada um?

Além de uma grande opção de passeio nas férias, essas e outras questões serão respondidas e esclarecidas a partir do próximo dia 8, com a retomada do Tour Guiado no Centro Histórico, uma iniciativa do Pátio Metrô São Bento, que acontecerá em todos os sábados do mês de janeiro sempre 11 horas da manhã.

Os tours guiados são gratuitos e percorrem o triângulo histórico do Centro de São Paulo. Os passeios têm aproximadamente duas horas de duração e saem sempre da Praça da Colmeia, que fica dentro do Pátio Metrô São Bento, bem aos pés do Mosteiro de São Bento, com retorno ao mesmo local.

O grego Heródoto, considerado o pai da história, no século V antes de Cristo, dizia que “pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”. O passeio é uma grande oportunidade de se obter detalhes e adquirir conhecimento de tudo o que aconteceu de mais importante na maior cidade do País nos séculos passados.

Os passeios pelo Centro são uma parceria entre o Pátio Metrô São Bento e o Caminhos do Triângulo. Acolhido e apoiado pela Associação Viva o Centro, o projeto Caminhos do Triângulo existe desde 2013 e é composto por guias turísticos registrados no Cadastur, com formações em cursos como História, Física, Letras, Filosofia, Marketing e Turismo.

 

Locais históricos
A Ladeira Porto Geral é genuinamente um endereço de comércio na cidade de São Paulo. O entorno da rua 25 de Março, composto por aproximadamente 5 mil lojas, constituiu-se a partir de uma região de porto. De acordo com o livro “Mascates e Sacoleiros”, as mercadorias eram transportadas pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú já no século XIX. Dados históricos relatam a existência de muitos alagamentos e enchentes no local, o que ocasionava perdas constantes de mercadorias pelos imigrantes e negociantes que atuavam ali. Para evitar prejuízos a região tornou-se centro comercial de artigos de baixo preço, ofertas e promoções.

A Praça da Sé era conhecida como o “Largo da Sé”. A praça desenvolveu-se a partir da construção, durante o período colonial, da Igreja Matriz do município e de vários ao seu redor. O local é endereço do Memorial das Baianas, Palácio da Sé (antiga sede da Arquidiocese de São Salvador da Bahia), do Museu de Energia, do Cine Excelsior, dos edifícios Ranulfo Oliveira e Themis, como também abriga monumentos como os dedicados a Zumbi dos Palmares e Pero Fernandes Sardinha, a Cruz Caída, além de uma fonte.

O Largo São Francisco foi o local onde instalou-se na década de 1640 o Convento de São Francisco, dando origem a um dos mais antigos conjuntos da arquitetura barroca da cidade de São Paulo.

 

Saída
O ponto de encontro para a saída do tour é a Praça da Colmeia, que fica dentro do Pátio Metrô São Bento, bem aos pés do Mosteiro de São Bento. É necessário retirar a senha para o passeio com 20 minutos de antecedência. O número máximo de participantes é de 20 pessoas.

 

Trajeto:
– Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento
– Rua Boa Vista (Associação Comercial de S. Paulo, Ladeira Porto Geral, Antigo escritório Ramos de Azevedo)
– Patteo do Collegio
– Casa 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa de Santos
– Praça da Sé
– Largo São Francisco
– Rua São Bento ( Largo do Café, Praça Antônio Prado, Edifício Martinelli)
– Largo São Bento / Mosteiro de São Bento
– Pátio Metrô São Bento

Serviço:
Ponto de encontro: Praça da Colmeia, dentro da Estação São Bento do metrô
Grátis
*sujeito a lotação, retirada de senha 20 minutos antes do início da atividade
Saídas a partir de 8 de janeiro
Sábados às 11h
Datas: dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro

Sobre o autor

Teve a ideia de criar o Sobreviva em São Paulo, foi lá e fez. Jornalista, trabalha com social media e gosta de uns rolês roots. Acampa no mato, sobe montanha e vive na selva de pedra. Já quis ser detetive, salvar o mundo e fugir com os ciganos. Tem uma relação de amor e ódio com São Paulo, fica para ouvir músicos de rua e corre para nunca chegar atrasada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/01/gratis-tour-guiado-pelo-centro-historico-de-sp-esta-de-volta/" width="100%" count="off" num="5"]