Eleitores fora de sua cidade no dia da votação podem pedir voto em trânsito até amanhã

Eleitores fora de sua cidade no dia da votação podem pedir voto em trânsito até amanhã

Termina amanhã (18) o prazo para solicitação do voto em trânsito para as Eleições de 2022. Ou seja, os eleitores que estarão fora do seu domicílio eleitoral original no(s) dia(s) de votação (1° turno e/ou 2° turno, caso haja) podem informar até amanhã à Justiça Eleitoral o local onde votarão.

O pedido de transferência temporária para o voto em trânsito deve ser feito presencialmente em qualquer cartório eleitoral do país, mediante documento oficial com foto.

O voto em trânsito é permitido somente para eleitores que estão com o título regularizado e estejam, no dia do pleito, em municípios com eleitorado acima de 100 mil pessoas. O prazo para informação à Justiça Eleitoral teve início um mês atrás, em 18 de julho.

É importante salientar, ainda, que quem estiver fora de seu estado poderá votar somente para Presidente da República. Já o eleitor fora de sua cidade, mas em outro município no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa.

O voto em trânsito não vale para urnas eletrônicas instaladas no exterior, porém, o eleitor brasileiro que mora fora do país, mas estará no Brasil no período de eleições, poderá solicitar o voto em trânsito.

Os locais de votação preparados para receber o voto em trânsito podem ser consultados neste link. Para o esclarecimento de possíveis dúvidas sobre o voto em trânsito, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza uma sessão de perguntas e respostas, acessível aqui.

Vale lembrar que o 1° turno das Eleições 2022 será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual 2° turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Fontes: Agência Brasil e Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Foto de topo: Agência Brasil

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/08/voto-em-transito-ate-amanha/" width="100%" count="off" num="5"]