Museu do Relógio realiza evento com entrada gratuita nesse feriado

Museu do Relógio realiza evento com entrada gratuita nesse feriado

Localizado na Vila Leopoldina, o Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta abre as portas para o público em na sua 49ª Retrospectiva, evento tradicional que acontece todo ano no feriado de 15 de novembro.   

No ano do bicentenário da independência brasileira, a edição de 2022  destaca o Relógio em Homenagem ao Centenário da Independência, comercializado pelo relojoeiro belga Adriano Huybers em 1922.  Com um mecanismo de origem suíça da marca Prima, o relógio tem um mostrador único, produzido em material metálico banhado em prata. A peça conta com o brasão de armas da República Brasileira em alto relevo, tem a marcação de horas em algarismos romanos e a indicação de segundos em escala própria. Outro aspecto que chama atenção é a inscrição “Fico”, localizada na base de fixação da coroa do relógio, que remete ao episódio de 9 de janeiro de 1822, data em que D. Pedro I recusou-se a obedecer às ordens de retorno a Portugal. 

Além de conhecer a peça em destaque no evento, o público pode conferir o acervo com mais de 600 relógios de diferentes estilos, épocas e partes do mundo. Com mais de 70 anos de história, o Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta é fruto do sonho e dedicação de seu fundador, que dá nome ao espaço, e é o único do gênero na América Latina. O local é administrado pela DIMEP, a mais antiga fabricante de relógios de ponto do país, com 85 anos.

A  retrospectiva anual do Museu do Relógio é a única data no ano em que o museu abre em um final de semana, tornando a vista uma oportunidade para aqueles que não conseguem ir nos demais dias. O evento acontece de 12 a 15 de novembro e tem entrada gratuita. 

 

Serviço

49ª Retrospectiva do Museu do Relógio 

Data: 12 a 15 de novembro de 2021 

Horário: das 10h às 17h   

Local: DIMEP – Avenida Mofarrej, 840 

Vila Leopoldina – São Paulo/SP   

Entrada Gratuita. 

Visitas em grandes grupos devem ser previamente agendadas: (11) 3646-4000  

Sobre o autor

Bruno Machado é jornalista e sobrevive em São Paulo desde quando nasceu. Sua relação com essa cidade é um clássico romance clichê: se odeiam pelas manhãs, se amam ao decorrer do dia e é apaixono por suas noites. Em meio a essa selva-jardim de concreto, descobre a cada dia, locais que todo morador, turista e demais sobreviventes dessa cidade merecem conhecer. No final das contas, Caetano tinha razão, "Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga com Avenida São João".

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/11/museu-do-relogio-realiza-evento-com-entrada-gratuita-nesse-feriado/" width="100%" count="off" num="5"]