Festival do Café no Triângulo SP: saiba tudo sobre o evento, que já começou!
Para celebrar o Dia Nacional do Café (24/05), a Prefeitura de São Paulo está promovendo o Festival do Café no Triângulo SP, que começou ontem (22) e vai até sexta-feira (26). No domingo (21), uma prova de corrida pelo Centro da cidade deu o pontapé inicial à programação como pré-abertura do evento.
A programação do festival tem a participação de 35 cafeterias localizadas na região central da capital paulista, com foco no Triângulo Histórico. Cada estabelecimento participante foi convidado a oferecer descontos em itens do cardápio ou criar alguma harmonização com café, itens que são comercializados nas dependências do próprio local durante o festival.
O público pode visitar desde cafeterias de rede, como Starbucks, Cacau Show e Café Latte, até espaços que só existem no Centro, como o Café Martinelli, Badaró Art Caffé, Casa Godinho, Espaço Priceless, Café Girondino, o mais antigo de São Paulo em atividade, e muitos outros. Entre as novidades desta edição está a participação da cafeteria localizada no Sampa Sky (Pça. Pedro Lessa, 110 – Centro Histórico), um dos pontos turísticos mais visitados da região, que permite uma vista única da cidade, e o café Il Barista, localizado dentro do prédio da B3 (Rua Quinze de Novembro, 275 – Centro Histórico).
Xícaras gigantes
Outra grande novidade desta edição do evento é a exposição de xícaras gigantes pintadas por artistas convidados e que estão distribuídas por vários pontos do Centro Histórico. São dez unidades em fibra de vidro com 1,50m de altura pintadas pelos seguintes artistas: Cibele Pilla, Cecilia Rodrigues, Mena, NAI, Dre Santos, Ikeda, CFART, Max Demiam Martinez, Diogo Nascimento e Jen Pereira. A intervenção urbana é inédita e surgiu de uma parceria da gestão municipal com o Grupo 3corações, empresa da indústria alimentícia especializada em torrefação e distribuição de café.
Entre os locais onde é possível visitar as xícaras estão a Praça do Patriarca, o Largo do Café e a Rua Benjamin Constant, em frente à Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
Música ao vivo
Para embalar o consumo dos menus promocionais nas cafeterias, diversos artistas foram contratados para se apresentar durante todo o festival, nas calçadas próximas aos estabelecimentos participantes.
O objetivo é harmonizar as atividades das cafeterias com música ao vivo, tornando a experiência do público do evento ainda mais prazerosa.
Entre os destaques da programação está o cantor, violonista e compositor Pablo Vares, uruguaio radicado no Brasil; a cantora Ana Rafaela, uma das finalistas do programa The Voice Brasil; Arlet e Tomi, finalistas do concurso Música de Rua, do Pátio Metrô São Bento, e a banda Teko Porã, que se apresenta nas proximidades das estações de metrô.
Encontros e Workshops
Não há nada melhor do que provar um café bem coado ou bem tirado. Mas, quase tão bom quanto provar, é aprender mais sobre esse grão que ocupa um lugar de destaque no cotidiano de muita gente.
Por isso, amanhã (24) haverá uma série de palestras e workshops temáticos com quem entende tudo sobre a iguaria. Os encontros vão acontecer no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico). Entre os convidados estão: Keiko Sato, compradora de cafés especiais; Daniel Carvalho, especialista em hábitos de consumo de cafés especiais; KJ, avaliador de cafés Q-Arabica Grader e Letícia Souza, ex-barista e mestre de torra especializada em comunicação sobre cafés.
No dia 25, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) convida os apreciadores de café para um bate-papo sobre os aromas e sabores da bebida, com dicas práticas de como escolher um café e curiosidades. O bate-papo será realizado no Auditório Bruno Covas (Rua Boa Vista, 280 – Centro Histórico) e será conduzido por Camila Arcanjo, química e degustadora de café, e Giuliana Bastos, escritora e jornalista especializada na bebida.
O evento oferecerá também a degustação de 4 cafés de diferentes categorias, para o público conhecer todas as possibilidades da bebida.
No dia 26, haverá um workshop também no Auditório Bruno Covas com Bira Cunha e Polillo, representantes do Café do Bira e Sabino Torrefação.
Passeio gratuito
Também durante o Festival do Café no Triângulo SP há um passeio gratuito pelo Triângulo Histórico, o local que recebe o evento.
O passeio explora as transformações trazidas pelo período da Expansão Cafeeira e início da Industrialização pelas ruas do Triângulo Histórico e Centro Novo, na época da virada do século XIX para o século XX. O café impactou a sociedade política, social e economicamente.
O itinerário passa por pontos onde funcionaram grandes cafeterias e restaurantes de luxo, pelos quais a elite e grandes nomes da nossa história passaram. Esses locais serviram de ponto de encontro, discussões políticas e inspiração artística. O roteiro se estende até sexta-feira, dia 26, e as inscrições de interessados já estão esgotadas.
Site oficial
Mais informações e a lista com todas as cafeterias participantes do Festival do Café no Triângulo SP deste ano podem ser conferidas em www.festivaldocafesp.com.br.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo
Imagem de topo: Divulgação
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.