Sabia que o Virado à Paulista é patrimônio cultural do Estado de São Paulo?

Sabia que o Virado à Paulista é patrimônio cultural do Estado de São Paulo?

Provavelmente você já ouviu falar (e já deve ter comido) do Virado à Paulista, tradicional prato da gastronomia brasileira que comumente é servido às segundas-feiras em diversos restaurantes de São Paulo. Mas sabia que ele é oficialmente considerado patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo?

O título foi dado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Governo do Estado de São Paulo (Condephaat) em 2018, por conta da rica participação do prato na história do Brasil.

Originalmente composto por feijão engrossado por farinha de milho ou de mandioca e toucinho de porco, o Virado à Paulista teve origem no século XVII, na época do Brasil Colônia, como forma de alimentação nas monções e bandeiras. Durante as expedições, alimentos como o feijão, a farinha de milho, a carne-seca e o toucinho chacoalhavam e ficavam “revirados”, dando origem à iguaria.

A diversidade do território paulistano também está presente na história do Virado, que carrega alimentos de origens indígenas, portuguesas, africanas e italianas. Com o tempo, ele se modificou e ganhou arroz, bisteca, torresmo, couve, ovo frito, banana e linguiça, com algumas adaptações de restaurante para restaurante.

Um dos principais motivos elencados pelo Condephaat na época para o reconhecimento do Virado à Paulista como patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo gira em torno da sua importância nas viagens de expansão do território brasileiro. O prato agrega séculos de encontros de culturas, de tradições, de conhecimento e de prazer sensorial que formaram a diversidade de São Paulo.

Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Foto no topo: Joca Duarte

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/05/virado-a-paulista-e-patrimonio-cultural/" width="100%" count="off" num="5"]