Exposição na Japan House destaca “robôs amigáveis” característicos do Japão

Exposição na Japan House destaca “robôs amigáveis” característicos do Japão

Conhecidos friendly robots, ou ‘robôs amigáveis’, em português, robôs projetados para interagir com os humanos de maneira simpática, segura e colaborativa são o tema da exposição Convivendo com robôs, que acontece de 14 de novembro de 2023 a 31 de março de 2024, no andar térreo da Japan House São Paulo (Av. Paulista, 52 – Bela Vista). A mostra pretende retratar aspectos particulares do desenvolvimento de robôs japoneses, oferecendo a oportunidade do público refletir sobre a convivência com eles de forma amigável, assim como eles são incorporados no cotidiano japonês atual.  

Com o objetivo de desmistificar e familiarizar para uma possível coexistência futura com tais elementos, a mostra apresenta 11 robôs em quatro categorias:  colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e os que ajudam os humanos. “São robôs que já existem e são usados na prática. Não são de ficção, com o objetivo de aumentar a eficiência ou como protótipos em desenvolvimento”, declarou o curador Zaven Paré, pesquisador do segmento de tecnologia e robótica.

Projetados com inteligência artificial e sensores sofisticados, o que lhes permite compreender e responder às necessidades e expressões humanas de forma intuitiva, os robôs amigáveis no Japão têm sido empregados em estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais, casas de repouso e até no cotidiano doméstico, tornando-se verdadeiros assistentes pessoais ou até membros da família. “O presente no Japão nos conta um pouco sobre o futuro em todo o mundo, por exemplo, a solidão no contexto do envelhecimento populacional. O Japão é um laboratório. Alguns desses robôs demonstram como é possível motivar e interagir. São robôs empáticos, que trazem apelos emocionais e expressões universais como o ato de bater palmas ou um olhar mais expressivo”, comentou Paré.  

A exposição mostra ainda uma linha do tempo sobre a história do robô no Japão e no mundo, considerando a realidade e a ficção científica. Destaque para o ancestral dos robôs: o autômato servidor de chá Chahakobi Ningyô. Típico do Japão, ele aparece em romances populares no período Edo e é fruto do progresso técnico da relojoaria, figurando na origem da concepção de máquinas industriais. Para aprofundar o tema da exposição, a Japan House SP oferecerá uma programação paralela com painéis de discussão sobre robôs no setor hospitalar, demonstrações e seminários com o objetivo de promover intercâmbio durante o período expositivo.

A exposição ‘Convivendo com robôs’ conta com recursos táteis, audiodescrição e Libras. A mostra pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h; com entrada gratuita. Quem quiser pode agendar data e horário da visita em agendamento.japanhousesp.com.br.

Para saber mais sobre a Japan House São Paulo e as outras exposições em cartaz no espaço, os interessados podem acessar www.japanhousesp.com.br.

Foto de topo: Divulgação

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/11/exposicao-na-japan-house-destaca-robos-amigaveis/" width="100%" count="off" num="5"]