Carnaval de Rua: 7 dicas de segurança pra evitar roubos e assaltos

Carnaval de Rua: 7 dicas de segurança pra evitar roubos e assaltos

O Carnaval de Rua em São Paulo já começou! No último fim de semana, no período conhecido como pré-Carnaval, milhares de pessoas foram às ruas para curtir os desfiles de blocos pela cidade. E nesta semana o movimento promete ser bem maior.

Com o Carnaval de Rua, voltam à tona as recomendações de cuidados que os foliões devem ter para aproveitar os desfiles sem passar por problemas como furtos, assaltos ou golpes. Por isso, o Sobreviva em São Paulo lista 7 dicas preciosas para todo mundo curtir os desfiles de blocos e demais atrações carnavalescas da capital paulista com diversão, alegria e, acima de tudo, segurança.

1 – Evite ostentar objetos de valor

Ao sair para acompanhar os desfiles, procure deixar joias, relógios e outros objetos que possam valer muito dinheiro em casa. Usar roupas simples e o mínimo possível de acessórios – além dos que componham a fantasia, é claro – é outra forma de não chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas.

2 – Leve só o necessário e mantenha bem guardado

Complementando a dica anterior, é aconselhável levar aos desfiles apenas o necessário: documento de identificação, cartão de débito, dinheiro trocado (para casos de emergência) e o celular, caso seja preciso para se localizar ou se comunicar com os amigos. As doleiras – minibolsas semelhantes a pochetes que são presas à cintura por elástico e ficam dentro da bermuda ou saia – são ideais para guardar esses itens com segurança, exatamente por ficarem por dentro da roupa.

3 – Use o celular apenas em locais seguros

Precisa levar o celular para a curtição? Então, procure usá-lo apenas se for realmente necessário, pois pessoas mal-intencionadas costumam ficar de olho em quem fica com o celular na mão. Portanto, para utilizar o celular, tente parar em algum estabelecimento bem movimentado e com muita gente em volta, pois isso inibe oportunidades de furto. Se estiver acompanhado(a), peça para a outra pessoa ficar atenta a atividades suspeitas nos arredores enquanto você usa o aparelho. Outro cuidado necessário é onde guardar o celular: nunca guarde no bolso, pois é um lugar que oferece facilidade para furtarem até mesmo sem você perceber. Neste caso, novamente, a doleira é uma ótima alternativa.

4 – Procure andar em grupo

Quanto mais gente estiver com você durante os desfiles, mais intimidados os ladrões se sentem para tentar algo. Procure andar sempre em grupo e tente não se afastar muito do seu grupo de amigos durante os desfiles dos blocos. Em grupo, um protege o outro e todos se protegem.

5 – Esteja atento ao seu entorno

Geralmente, as pessoas curtem os desfiles dos blocos de Carnaval e esquecem de reparar onde estão e quais são as possibilidades de imprevistos criminosos no local. Não seja assim. Evite grandes distrações e, periodicamente, procure reparar nos arredores de onde está, principalmente em vias menores e com menos gente, para identificar possíveis riscos.

6 – Cuidado ao usar cartão de débito ou crédito

Um golpe muito relatado nos últimos carnavais de rua em São Paulo é a troca de cartão: durante os desfiles, quando o folião compra algo de vendedores ambulantes mal-intencionados, esses vendedores pegam o cartão e passam na maquininha para cobrar o item comprado; porém, depois que o comprador insere sua senha e autoriza a cobrança, ao devolver o cartão, os vendedores o distraem e entregam intencionalmente outro cartão, parecido com o original, e ficam com o cartão do cliente. Se eles conseguiram ver a senha quando foi digitada, com a posse do cartão, eles têm tudo para lesar financeiramente o folião fazendo compras com seu cartão. Para evitar isso, nunca dê seu cartão de crédito ou débito na mão de ninguém, passe você mesmo na maquininha quando for preciso; ou pague suas compras durante a folia com dinheiro.

7 – Informe-se sobre as ações de segurança pública oferecidas

Ao acompanhar os blocos, tente observar onde tem os postos de segurança pública disponibilizados pela prefeitura ou os guardas responsáveis pelo policiamento dos desfiles, e em caso de risco, fique próximo a eles ou procure-os. Além disso, alguns blocos têm ações próprias para garantir maior segurança dos foliões durante seus desfiles. Pesquise se é o caso do bloco do seu interesse.

Com essas dicas, é possível cantar, dançar e se divertir no Carnaval de Rua de São Paulo com chances reduzidas de imprevistos relacionados à segurança. Bom Carnaval!

Foto de topo: Press Works/Vigo Video

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/02/carnaval-de-rua-7-dicas-de-seguranca/" width="100%" count="off" num="5"]