Espetáculo teatral “Misery – Louca Obsessão” volta a cartaz em São Paulo

Espetáculo teatral “Misery – Louca Obsessão” volta a cartaz em São Paulo

Sucesso de crítica e de público, vista por mais de 15 mil pessoas, a adaptação teatral dirigida por Eric Lenate para o romance “Misery – Louca Obsessão”, do consagrado escritor norte-americano Stephen King, volta a cartaz em São Paulo em maio. Estrelado por Mel Lisboa, Marcello Airoldi e Alexandre Galindo, o espetáculo fará temporada no TUCA (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes), de 6 de maio a 30 de julho, com apresentações às sextas, 20h30; sábados, às 20h; e domingos, às 17h.

Traduzida e adaptada para o português por Claudia Souto e Wendell Bendelack, “Misery” estreou em 2022 no Teatro Porto Seguro, também na capital paulista, e conquistou prêmios da ATEB (Academia de Artes no Teatro do Brasil) nas categorias de Melhor Sonoplastia e Melhor Qualidade Técnica. Além disso, foi indicado ao Prêmio Bibi Ferreira nas categorias de melhores Peça, Atriz, Ator, Direção e Cenografia.

A peça conta a história de Paul Sheldon (Marcello Airoldi), um famoso escritor reconhecido por uma série de best-sellers protagonizados pela personagem Misery Chastain. Após sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado por Annie Wilkes (Mel Lisboa), uma simpática enfermeira que é leitora voraz de sua obra e se autointitula fã n° 1 do autor. A partir daí, Paul fica sob os cuidados de Annie e passa por momentos inesperados, repletos de muito suspense, apenas pelo fato de Annie não concordar com algumas de suas ideias para a história de Misery.

“Misery” teve duas outras montagens nacionais para o teatro: a primeira, de 1994, chamava-se ‘Obsessão’, foi dirigida por Eric Nielsen e tinha como o casal protagonista Débora Duarte e Edwin Luisi. Em 2005 foi a vez de Marisa Orth e Luís Gustavo interpretarem a peça sob direção do espanhol Ricard Reguant. A montagem atual, de Eric Lenate, no entanto, é a primeira adaptação direta do texto original. 

A versão brasileira de “Misery – Louca Obsessão” traz um olhar contemporâneo para a obra. “A personagem da enfermeira Annie Wilkes, obcecada pelo escritor Paul Sheldon, sempre foi retratada no teatro e no cinema de forma estereotipada, como louca e histérica, enquanto Paul ocupava sempre o papel de vítima. Procuramos nesta montagem trazer uma Annie mais esférica, olhar para dentro dela e ampliar as possíveis leituras desta obra para além daquela que coloca o gênero feminino no lugar da instabilidade trágica que precisa ser comandada pelo masculino” comenta Eric Lenate.

No cinema, uma versão de 1990 tornou-se uma das adaptações mais conhecidas a partir da obra de Stephen King e consagrou-se como sua terceira maior bilheteria, atrás apenas de “The Green Mile” e “1408”. Kathy Bates ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz por sua performance. O filme teve direção de Rob Reiner e James Caan interpretou Paul Sheldon.

Principais atores e diretor

Intérprete de Paul Sheldon, Marcello Airoldi ficou conhecido nacionalmente com a novela “Viver a Vida”, mas também atuou em outros trabalhos da Rede Globo, como “A Força de um Querer” e “A Vida da Gente”. No teatro, trabalhou em “Amor Profano” e “Intocáveis”, entre outras peças. Já no cinema, participou dos filmes “Linha de Passe” e “S.O.S. Mulheres ao Mar”.

Mel Lisboa, que dá vida a Annie Wilkes, ganhou projeção nacional ao protagonizar a minissérie “Presença de Anita”, em 2001; porém, atua em diversas áreas da cultura, como cinema, teatro e televisão. Entre seus mais recentes trabalhos, destacam-se a série “Coisa Mais Linda”, da Netflix, e a novela “Cara e Coragem”, da Rede Globo.

Ator, diretor e cenógrafo, Eric Lenate é quem dirige a montagem. Com várias peças na bagagem desde 2008, quando começou a dirigir, Eric já foi indicado a diversos prêmios do teatro nacional, tendo ganho um prêmio Shell em 2017, entre outras premiações.

Ingressos

Os ingressos para esta nova temporada de “Misery – Louca Obsessão” em São Paulo, no Teatro TUCA, estão à venda pelo site da Sympla (neste link) e na bilheteria do teatro, que abre de terça a sábado, das 14h às 20h, e aos domingos, das 14h às 18h. Os valores variam de R$30,00 a R$120,00.

A peça tem duração aproximada de 150 minutos e classificação etária para maiores de 14 anos. O Teatro TUCA é acessível para pessoas com deficiência física.

Imagem de topo: Divulgação

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/03/misery-louca-obsessao-volta-a-cartaz/" width="100%" count="off" num="5"]