Summer Breeze Brasil 2024: conheça as bandas brasileiras – Parte 3

Summer Breeze Brasil 2024: conheça as bandas brasileiras – Parte 3

Finalizando nosso especial com as bandas brasileiras que integram o line-up do Summer Breeze Brasil 2024, chegamos à terceira e última parte, com os grupos nacionais que se apresentam no domingo (28/04), encerrando esta segunda edição do evento – que terá shows também nos dias 26 e 27 de abril (sexta e sábado), no Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda).

Para quem ainda não viu ainda as duas primeiras partes da nossa mini sequência de matérias sobre as bandas brasileiras do festival, é só clicar aqui e saber mais dos grupos e artistas que tocam na sexta-feira e no sábado.

O domingo é o dia derradeiro do Summer Breeze Brasil 2024, mas não é em nada menos empolgante que os dias anteriores. Em uma data que nomes consagrados como Mercyful Fate, Anthrax e Killswitch Engage fecham o festival com chave de ouro, bandas como Ratos de Porão (foto no topo), Torture Squad e John Wayne representam muito bem nosso país. Vamos saber mais sobre elas e as outras atrações nacionais do dia:

HELLISH WAR

Vindo de Campinas (SP), formado em 1995, o Hellish War conta com Bil Martins (vocal), Vulcano (guitarra), Daniel Job (guitarra), JR (baixo) e Daniel Person (bateria). O grupo é conhecido por suas performances energéticas e pela habilidade de criar músicas que remetem à era dourada do metal. Em 2001, lançou o álbum de estreia, “Defender of Metal”, que ganhou reconhecimento no cenário nacional e internacional. Há quase 30 anos, o Hellish War vem mantendo a tradição de fazer heavy metal à maneira clássica. O grupo tem em sua discografia o álbum ao vivo “Live in Germany” e já participou de importantes festivais, como o Abril Pro Rock, além de ter feito duas turnês na Europa e compartilhado o palco com outras bandas renomadas ao longo de sua jornada.

JOHN WAYNE

A banda paulistana de metalcore John Wayne, formada em 2009, é reconhecida como uma das principais e mais influentes do gênero no Brasil. Com vocais guturais, instrumental pesado e letras em português, a banda aborda reflexões sobre a vida cotidiana, questionando a existência e as consequências de nossas ações. Sua discografia inclui um EP, três álbuns e diversos singles e clipes. Em 2012, o show de lançamento do álbum “Tempestade” alcançou um sold out histórico no Carioca Club. A banda já participou de festivais renomados, como Rock in Rio, Goiânia Noise e Abril Pro Rock. Em 2019, lançou o bem-sucedido álbum “Purgatório” através de uma campanha de financiamento coletivo. O álbum foi muito bem aceito e ultrapassou 1.163.000 plays no Spotify, sendo promovido por singles e clipes, incluindo o show de lançamento no Fabrique Club, que atraiu mais de 600 pessoas.

AXTY

O quarteto paulista AXTY é formado por Felipe Hervoso (vocal), Felipi Grivol (guitarra), Jonathas Peschiera (baixo) e Gabriel Vacari (bateria), que praticam um metalcore que combina o controle de drives, power screaming e vocais limpos de Hervoso com a técnica do restante da banda, criando uma combinação visceral, moderna e emocional, sem perder a agressividade do gênero. Nascido em 2021, meio ao cenário caótico da pandemia, o AXTY rapidamente alcançou mais de dois milhões de streamings no Spotify com seu disco de estreia, “Helpless” (2021), chamando a atenção da cena underground do metal brasileiro. Atualmente, o grupo encontra-se em produção do 3° álbum de estúdio, já tendo lançado dois singles. O álbum marcará o retorno à sonoridade de “Helpless”, após a banda ter flertado com uma sonoridade mais pop no seu 2° álbum, “Unbreakable” (2023), que também ultrapassou dois milhões de streamings no Spotify.

KRYOUR

A banda paulistana formada pelo vocalista e guitarrista Gustavo Iandoli, o guitarrista Guba Oliveira, o baixista Gustavo Muniz e o baterista Matt Carrilho tem como alicerces o death metal melódico e o metalcore. O grupo foi formado em 2014, lançando 5 anos mais tarde o álbum de estreia, “Where Treasures Are Nothing” (2019). Com a repercussão, o Kryour teve presença marcante na mídia especializada brasileira, sendo citada na revista Roadie Crew e convidada para entrevistas nas rádios 89FM e Kiss FM. Em 2020, a pandemia fez com que a banda interrompesse suas atividades por um tempo. Neste período, Guba Oliveira entrou no grupo. Com a nova formação consolidada e a pandemia recuando, a banda passou a produzir novas músicas com uma sonoridade mais moderna, buscando elementos eletrônicos e melodias mais pop, mas ainda assim mantendo o som pesado característico de suas composições.

THE TROOPS OF DOOM

Formado em 2020 por Alex Kafer (vocal e baixo), Jairo “Tormentor” Guedz (guitarra), Marcelo Vasco (guitarra) e Alexandre Oliveira (bateria), o The Troops of Doom rapidamente chamou a atenção dos fãs de death metal com dois EPs e singles. Atualmente, o grupo promove o álbum de estreia, “Antichrist Reborn” (2022), com título que remete à música “Antichrist”, da época em que Jairo Guedz integrava o Sepultura, grupo com o qual registrou o EP “Bestial Devastation” (1985) e o álbum “Morbid Visions” (1986). Musicalmente, o TTOD busca resgatar a essência do death metal feito na década de 1980. Por sinal, o nome da banda tem ligação com a música “Troops of Doom”, também do Sepultura, uma das assinaturas musicais mais conhecidas de Guedz. Da estreia nos palcos, em 2021, até hoje, o grupo realizou diversas apresentações pelo Brasil e América do Sul, incluindo a presença em grandes festivais.

TORTURE SQUAD

Tido pelos fãs de música extrema como um dos mais viscerais e poderosos grupos brasileiros em ação, a banda paulistana de death/thrash metal Torture Squad comemora 31 anos na cena. Estreando em 1993 com a demo “A Soul in Hell”, a banda apresentou seu 1° álbum completo, “Shivering” (1998), cinco anos depois. Chegando agora ao 9° trabalho de estúdio, “Devilish” (2023), a discografia ainda destaca trabalhos ao vivo, sendo “Torture at La Iglesia En Vivo” (2022) o mais recente, além de EPs como “Chaos Corporation” (2006) e “Return of Evil” (2016). Somando shows em importantes festivais de metal, o Torture Squad reuniu legiões de seguidores tocando no Brasil, América Latina e Europa. E no Summer Breeze Brasil 2024, Mayara Puertas (vocal), Rene Simionato (guitarra), Castor (baixo) e Amilcar Christófaro (bateria) devem surpreender mais uma vez. “Preparem-se para grandes surpresas, uma performance inédita muito especial tocando as músicas do novo álbum, ‘Devilish‘”, declarou Mayara Puertas.

RATOS DE PORÃO

Um dos grupos mais icônicos da cena punk/hardcore e crossover brasileira, o RDP está pronto para trazer sua energia e brutalidade para o Summer Breeze Brasil 2024. Com mais de quatro décadas de carreira desde sua formação, em 1981, o grupo quebrou barreiras, passou por mudanças de formação e seguiu sem olhar para trás, atravessando com êxito os estreitos e tortuosos caminhos do underground. Após marcar presença em coletâneas, veio o álbum de estreia, “Crucificados Pelo Sistema” (1984). Mesclando metal e punk, seguiu com “Descanse em Paz” (1986) e a trilogia crossover: “Cada Dia Mais Sujo e Agressivo” (1987), “Brasil” (1989) e “Anarkophobia” (1990). João Gordo (vocal), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria) promovem atualmente seu 11º álbum. Com “Necropolítica” (2022), o RDP se mantém entregando um crossover de primeira qualidade e continua a abordar abertamente os aspectos mais bizarros e cruéis da vida cotidiana no Brasil.

E aí, das 23 bandas brasileiras que se apresentam ao longo dos três dias do Summer Breeze Brasil 2024, quais você já conhecia? E qual está mais ansioso pra ver ao vivo?

O Summer Breeze Brasil 2024

Depois de uma edição inaugural de muito sucesso em 2023, a 2ª edição do Summer Breeze Brasil foi confirmada para os dias 26, 27 e 28 de abril – com um dia a mais do que a edição de estreia – no Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda). Além de dezenas de atrações musicais, o festival contará mais uma vez com diversas experiências e ativações para toda a família, como a Horror Expo Experience, o Tattoo Rock Festival, venda de vinis, espaço kids com monitores, áreas de descanso, palestras, gastronomia diversa e um lounge com acesso prioritário, open bar e open food.

A venda de ingressos para o festival está em andamento e os interessados podem acessar o site do Clube do Ingresso (neste link) para adquirir suas entradas, que estão disponíveis nas modalidades Summer Card, Summer Card Social, Summer Pass, Summer Lounge Card e Summer Lounge Pass, vendidas com parcelamento em até 6X sem juros, além do Ingresso Solidário e mais promoções que podem estar vigentes.

Para relembrar os horários de cada show das atrações do Summer Breeze Brasil 2024, os interessados podem acessar esta matéria.

Já quem quer ficar por dentro de mais possíveis novidades do festival pode acessar summerbreezebrasil.com ou seguir @summerbreeze.brasil no Instagram.

Foto de topo: Divulgação/Summer Breeze Brasil

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/03/summer-breeze-brasil-2024-bandas-brasileiras-parte-3/" width="100%" count="off" num="5"]