Tempo paulistano

Tempo paulistano

Há quem diga que paulistano vive atrasado. É verdade. Mesmo quando temos tempo sobrando, consideramos que o ônibus pode quebrar, o metrô está com velocidade reduzida ou pode cair alguns pinguinhos de chuva.

Qual é a desculpa que está na ponta da língua quando alguém quer fazer uma pesquisa de opinião no meio da rua? Estou atrasado, desculpe. Ou então a variação mais simples: estou com pressa.

Paulistano acelera o carro e fica parado no farol há poucos metros (farol, não semáforo). Paulistano calcula quanto tempo vai demorar para almoçar e ir ao banco – ou talvez o contrário seja melhor: Paulistano coloca a fila do banco como prioridade e o almoço como tarefa secundária.

Paulistano é isso: odiar fila, mas estar sempre em uma. É odiar enchente, mas estar sofrendo racionamento. É dizer que não tem sotaque, mas não cê não tá entendeêindo os plural. Não porquê não sabe gramática… E sim porque é paulistano.

Atualizado em 02/2021
Foto por Aron Visuals em Unsplash

Sobre o autor

Teve a ideia de criar o Sobreviva em São Paulo, foi lá e fez. Jornalista, trabalha com social media e gosta de uns rolês roots. Acampa no mato, sobe montanha e vive na selva de pedra. Já quis ser detetive, salvar o mundo e fugir com os ciganos. Tem uma relação de amor e ódio com São Paulo, fica para ouvir músicos de rua e corre para nunca chegar atrasada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2015/01/tempo-paulistano/" width="100%" count="off" num="5"]