Os encantos da culinária caipira: uma mistura de MG e SP

Os encantos da culinária caipira: uma mistura de MG e SP

Os sabores do interior estão em alta e ganham cada vez mais espaço

A comida caipira está em alta. Os pratos do interior vêm ganhando espaço em diversos restaurantes. Os sabores tradicionais aparecem na sua forma original ou até ganham releituras mais contemporâneas. A culinária caipira carrega história e traz ingredientes como carne assada, caldo, cuscuz, milho, abóbora, entre outros.

O forno à lenha é um clássico da culinária caipira, com cocção bastante lenta e muito sabor. A base dessa cozinha vem de uma mistura da cultura portuguesa com o tupi-guarani, e acabou se desenvolvendo com a colonização de São Paulo e Minas Gerais.

Os índios, por exemplo, usavam bastante o milho. A farinha de beiju, por sua vez, era usada pelos tropeiros. É a base da canjica. As carnes também são bem abundantes na culinária caipira, com cozidos e assados variados, principalmente com galinha ou porco.

O feijão tropeiro ganhou fama. O prato leva linguiça, ovo e farinha de mandioca. Também era usado como forma de alimentação durante as longas viagens. Um prato nômade, já que era mais fácil para os viajantes carregarem ingredientes secos e não perecíveis. Ele agora se encontra no cardápio de uma gama de restaurantes.

Os ingredientes regionais fazem parte da culinária caipira. O milho, o feijão e a abóbora se tornaram protagonistas de muitos pratos. A cozinha do interior é aquela que tem um toque afetivo e cocção lenta. Tem um gostinho de comida de vó, que remete aos tempos de infância.

A comida, que era normalmente apreciada em casa, ganha cada vez mais espaço nos restaurantes. Chefs renomados fazem releituras dos pratos tradicionais. A apresentação, muitas vezes, minimalista nem lembra aquela servida nas casas de família. No entanto, o mais importante é preservar o sabor do alimento.

Em São Paulo, por exemplo, existem variados restaurantes que servem comida caipira, como o Consulado Mineiro e a Casa Garcia. Até o conhecido chef Alex Atala serve galinhada em um de seus restaurantes. Não faltam opções de lugares para saborear os pratos caipiras. Os que ainda preferem fazer os pratos em casa conseguem encontrar o passo a passo das receitas online.

E as pessoas querem comer comida que tenha sabor. Para os que são fãs dessa gastronomia, não é apenas importante saber cozinhar para abrir um negócio no ramo. É também preciso organizar o capital, além de ser útil fazer uma faculdade de administração. Há espaço para novos restaurantes e negócios culinários na área. O importante é saber trazer os sabores da culinária caipira, mas com técnicas para administrar o negócio de forma eficiente.

 

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/05/os-encantos-da-culinaria-caipira-uma-mistura-de-mg-e-sp/" width="100%" count="off" num="5"]