Com apoio do Museu da Diversidade Sexual e plataforma Google Arts and Culture, exposição mostra que existe amor em SP

Com apoio do Museu da Diversidade Sexual e plataforma Google Arts and Culture, exposição mostra que existe amor em SP

Amor nas Ruas, de Heitor Werneck, Lucas Mendes e Sandra Tiemi Yokota, tem apoio do Museu da Diversidade Sexual, gerido pela  APAA – Associação Paulista dos Amigxs da Arte, e traz histórias de amor de casais em situação de rua. No formato de uma exposição virtual em três linguagens – fotografia, vídeo e texto –, a exposição fica ao acesso gratuito do público a partir do dia 10 de dezembro.

“Lentamente me obriguei a considerar essa vida miserável como uma necessidade procurada…Quis afirmá-la em sua mais exata sordidez, e os sinais mais sórdidos se tornaram para mim sinais de grandeza.” Genet, 1949.
 
Histórias de amor adocicadas, parecidas com a das comédias românticas, podem acontecer em todo lugar. É a partir dessa perspectiva que o Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigxs da Arte,  em parceria com o  produtor cultural e ativista social Heitor Werneck, lançam a exposição digital Amor nas Ruas pela plataforma Google Arts and Culture a partir do dia 10 de dezembro.
 
Amor nas Ruas retrata histórias vividas por casais que vivem às margens da sociedade, como prostitutas, travestis, gays, trans e lésbicas que, mesmo diante da miséria, se apaixonam e desenvolvem o afeto. Em meio ao caos e a luta pela dignidade da vida nas ruas da cidade de São Paulo, a série dá protagonismo e voz a esta população, cujos sentimentos são intensificados por sua situação.

A exposição parte de estudos de Heitor Werneck, que atua junto a grupos LGBTQIA+ e a população em situação de vulnerabilidade. Heitor convidou Lucas Mendes e Sandra Tiemi Yokota para ouvirem e registrarem sete destas histórias que compõem um painel emocionante de como estas pessoas superam suas dificuldades através do amor.  “Como eu faço ação social e vivo na rua, comecei a reparar as histórias de amor, fiz um estudo sobre o tema, mostrei ao Lucas e chamei a Sandra para viabilizarmos juntos o projeto”, comenta o produtor e ativista.
 
Werneck buscou inspiração no livro Diário de um ladrão, do escritor, poeta, dramaturgo e ativista francês Jean Genet, de 1949. Gay e filho de prostituta, Genet narra sua vida no período em que viveu pelas ruas de Paris e da Europa como ladrão e prostituto, experienciando a miséria, as traições, os roubos e o amor nas ruas. “Mais de sete décadas se passaram e, independentemente da época, quando se trata de amor, as histórias se repetem. Aqui, nosso protagonista é o amor de casais LGBTQI+ sem teto que vivem nas ruas de São Paulo”, dizem os produtores.
 
Amor nas Ruas prova que o amor é um sentimento universal e transformador na vida de todos os seres humanos, independentemente de sua condição social ou financeira. Participam do projeto os casais: Nicole e Vagner, Bruna e Carlito, Jacira Rodrigues e Edinéia Aparecida, Samara Paulo e Edivaldo dos Santos, Thiago e Mauricio, Maria Eduarda e Wanderson, Pérola e Gabriel. Saiba mais sobre eles aqui.
 
Serviço:
Amor nas Ruas
Exposição virtual de fotografia, vídeo e texto
Argumento: Heitor Werneck
Direção e Produção: Heitor Werneck, Lucas Mendes e Sandra Tiemi Yokota
Plataforma: Google Arts and Culture
A partir do dia 10 de dezembro


Sobre o Museu da Diversidade Sexual
Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, o Museu da Diversidade Sexual foi criado em maio de 2012 e é uma instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Sua missão é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBTQIA+ brasileira através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais. As atividades culturais, educativas e expositivas do MDS têm foco nas orientações, identidades e expressões de gênero dissidentes.
 
Redes Sociais
 
https://www.facebook.com/museudadiversidadeoficial/
https://www.instagram.com/museudadiversidadesexual/
https://twitter.com/mus_diversidade/
 
Museu da Diversidade Sexual (MDS)
Estação República do Metrô, n° 24. R. do Arouche – República. São Paulo (SP).
O museu está localizado dentro da Estação República do Metrô, atrás da bilheteria. Piso Mezanino, loja 518.

Facebook | Twitter | Instagram

Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/02/com-apoio-do-museu-da-diversidade-sexual-e-plataforma-google-arts-and-culture-exposicao-mostra-que-existe-amor-em-sp/" width="100%" count="off" num="5"]