Petra Belas Artes apresenta: Noitão “Odeio o Dia dos Namorados”

Petra Belas Artes apresenta: Noitão “Odeio o Dia dos Namorados”

A maratona noturna será com nove longas, incluindo “Totalmente Selvagem”, em homenagem ao ator Ray Liotta, falecido recentemente

Com o título “Odeio o Dia dos Namorados”, o Petra Belas Artes faz uso de fina ironia para lembrar a data romântica em seu Noitão de junho, programado para sexta (10/06), a partir das 23h30. E, olha só, apesar da proposta parecer radical, a seleção oferece também opção para os românticos inveterados. É só o cinéfilo escolher pelos temas de cada sala a programação que mais lhe agrada. É tudo muito simples e direto, com nomes autoexplicativos: Sala 1 “Amor à Primeira Vista” reúne “Antes do Amanhecer” (1995), talvez o filme mais adorado de Richard Linklater; “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” (2004), de Michel Gondry, considerado um filme-símbolo do dia dos namorados; e um “filme-surpresa” para aquecer o coração. Sala 2 “Meninas Malvadas” traz os filmes “Audition” (1999), terror japonês de Takashi Miike; “Atração Fatal” (1987), cult de Adrian Lyne; e um “filme-supresa” arrasador. Sala 3 “Boy Lixo” começa com “Totalmente Selvagem” (1986), de Jonathan Demme, programado em homenagem ao querido ator Ray Liotta, que nos deixou há poucos dias; “Grandes Olhos” (2014), de Tim Burton, diretor queridinho do público do Noitão; e um “filme-surpresa” que é um verdadeiro “toxic affair”.

– “Audition” é um filme do japonês Takashi Miike, um diretor workaholic, que chega a entregar até oito (!!!) trabalhos por ano, entre longas para o cinema, produções para a TV e videoclipes. Este seu polêmico filme teve roteiro adaptado de um livro do escritor/cineasta, também japonês, Ryû Murakami, realizador de um filme-escândalo lançado nos cinemas brasileiros, o sadomaso “Tokio em Decadência” (1992). A “menina malvada” de “Audition” é a atriz Eihi Shiina, interpretando Asami. Tudo começa quando Aoyama, viúvo há 10 anos, decide se casar novamente, mas ele quer encontrar uma moça perfeita para substituir a falecida. É aí que um amigo tem a ideia de promover uma série de “audições” gravadas em vídeo, como se fossem testes para escolher atrizes para um filme (só que não). É quando aparece Asami, uma delicada e tímida candidata ao “papel”. Começa, então, um romance entre Aoyama e a garota, que segue bem normalzinho até a metade do filme, até que ela começa a se revelar o demônio em pessoa. O clima aterrorizante da trama vai ficando cada vez mais radical, culminando com uma sequência de torturas que, convenhamos, não é para os fracos!

– “Atração Fatal” dispensa maiores apresentações, assim como a sua antológica “menina malvada”, a maravilhosa Glenn Close. Só para relembrar, o filme é sobre a aventura de “apenas uma noite” de um homem casado, interpretado por Michael Douglas, com uma charmosíssima moça (adivinha quem??) que ele conheceu num evento. Mas essa aventura volta para assombrá-lo quando sua amante nada passageira começa a persegui-lo e à sua família.

– O “filme-surpresa” é um rolê de bacanas que vira uma armadilha dos infernos (com muito charme, sexo e humilhação!).

– “Antes do Amanhecer” já é um clássico dos filmes de “amor à primeira vista”, vamos combinar! Este é o primeiro longa de uma trilogia do diretor Richard Linklater, com o mesmo casal de personagens, interpretados por Julie Delpy e Ethan Hawke. A ideia para o filme veio de duas experiências pessoais vividas pelo próprio Linklater e pela sua corroteirista Kim Krizan. Ambos, em épocas e cidades diferentes, passaram uma noite na companhia de pessoas que conheceram aleatoriamente, amores possíveis que o destino uniu e desuniu com a mesma imprevisibilidade. Linklater e Krizan juntaram e romantizaram suas aventuras na história de um rapaz e uma moça que se conhecem num trem na Europa e passam uma noite juntos em Viena.

– “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” já começa com “pensamentos avulsos para o Dia dos Namorados”, narrados em off pelo seu protagonista Jim Carrey. Isso acontece instantes antes do filme nos mostrar o seu “amor à primeira vista”, quando entra em cena a sempre magnífica Kate Winslet. O título do filme toca diretamente no cerne da história: quando sua relação se torna complicada demais, um casal tenta um procedimento médico para que suas memórias em comum sejam apagadas.

– E o “filme-surpresa”? Ahhhhh… Ele começa tão bem, mas aí vem um choque, e depois vem uma nova oportunidade de o amor reinar novamente. Será que vai?

– O boy que ele interpretou em “Totalmente Selvagem”, esta delícia de filme, era “lixo”, mas o ator era maravilhoso! Ray Liotta, falecido no último 26 de maio, nos deixou uma longa lista de filmes memoráveis, entre eles o suspense “Os Bons Companheiros” (1990), de Martin Scorsese, e “Corina, uma Babá Perfeita” (1994), clássico da Sessão da Tarde. Em “Totalmente Selvagem”, uma mulher de espírito livre (Melanie Griffith duplamente divina!) “sequestra” um yuppie (Jeff Daniels querendo levar “surra”) para um fim de semana de aventura. Mas a diversão rapidamente toma um rumo perigoso quando o marido ex-presidiário aparece. Quem é essa “figura perigosa”?? Ray Liotta, é óbvio!

– “Grandes Olhos” é baseado num “boy lixo” real, acreditam? Mas, no filme, fica difícil a gente não ter uma caidinha por ele. Não pelo personagem em si, mas pelo ator, o sempre maravilhoso Christoph Waltz, duas vezes vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por “Django Livre” e “Bastardos Inglórios”, ambos de Tarantino. Dirigido pelo muso Tim Burton, o filme é um drama sobre o despertar da pintora Margaret Keane (Amy Adams sempre arrasando!), seu sucesso fenomenal nos anos 1950 e as dificuldades legais subsequentes que ela teve com o marido, que reivindicou crédito por seus trabalhos, anos depois.

– O “filme-surpresa” é com uma atriz da atualidade, ganhadora do Oscar… É assim: ela conhece um cara que faz dela gato e sapato, mas a pegada (afff…) é de fazer suar. Ela sua!

SALA “AMOR À PRIMEIRA VISTA”: Antes do amanhecer – (Before Sunrise) (105 min); Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind) – (108 min); Filme-Surpresa (108 min)
Horário: sexta (10/06), a partir das 23h30
Sala 1 – Villa-Lobos

SALA “MENINAS MALVADAS”: Audition – (Ôdishon) (115 min); Atração Fatal (Fatal Attraction) (119 min); Filme-Surpresa
Horário: sexta (10/06), a partir da meia-noite
Sala 2 – Leon Cakoff

SALA “BOY LIXO”: Totalmente Selvagem – (Something Wild) (114 min); Grandes Olhos – (Big Eyes) (105 min); Filme-Surpresa
Horário: sexta (10/06), a partir das 00:30
Sala 3 – Rubens Ewald Filho

Serviço:

Cine Petra Belas Artes
Noitão Odeio o Dia dos Namorados
Sexta-feira – 10/06/2022
Preço dos ingressos Noitão: R$40,00/R$20,00
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação 
Tel: 11 2894 5781
Site:  www.cinebelasartes.com.br

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/06/petra-belas-artes-apresenta-noitao-odeio-o-dia-dos-namorados/" width="100%" count="off" num="5"]