Sala São Paulo, uma das melhores salas de concertos do mundo

Sala São Paulo, uma das melhores salas de concertos do mundo

A Sala São Paulo é uma sala de concertos onde ocorrem apresentações sinfônicas e de câmara. Faz parte do Centro Cultural Júlio Prestes, na antiga Estação Júlio Prestes que fica localizada na Praça de mesmo nome no centro da cidade.

Sala São Paulo
Foto: Felipe Lange Borges

A Estação Júlio Prestes foi construída entre 1926 e 1938 para ser a principal via de transporte de café e o ponto de partida da Estrada de Ferro Sorocabana. O fim da era de ouro do café, somado à degradação da região central e do transporte ferroviário no Brasil, levaram a estação ao esquecimento, aos maus tratos e ao semi-abandono.

Em 1990 surgiu a proposta de se recuperar a estação e transformar parte de seu belo edifício na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sala São Paulo, hoje considerada a melhor sala de concertos da América Latina.

A restauração da Estação Júlio Prestes foi uma obra do Governo do Estado de São Paulo, que entregou à União a estação como forma de quitar uma dívida que a empresa ferroviária Fepasa tinha.

Para a reforma, o desafio era o isolamento e tratamento acústico, restauração e nova arquitetura. Fato que levou o arquiteto a buscar inspiração em outros auditórios e salas de concertos na América do Norte e Europa, analisando todos os detalhes que atendessem às necessidades acústicas e estruturais.

No dia 9 de julho de 1999, sob a regência do maestro carioca John Neschling, a Osesp apresenta a peça inaugural Sinfonia nº 2, Ressurreição, de Gustav Mahler (1860-1911).

Teto ajustável que garante a qualidade acústica

O teto da Sala São Paulo é ajustável e fica a uma altura máxima de 25 metros acima do piso principal. O teto possui 15 painéis, cada um pesando 7,5 toneladas e são detidos por 20 cabos metálicos enrolados. Os painéis podem ser controlados individualmente, permitindo que o volume do hall possa ser ajustado para entre 12 mil e 28 mil m³.

Visita monitorada à Sala São Paulo

Durante as visitas, os guias abordam sua importância como patrimônio histórico e marco da cidade; o processo de restauro e revitalização pelo qual passou no final da década de 90 e o projeto de construção: sua acústica, estrutura e detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos.

Para informações e agendamentos, envie um e-mail para [email protected]. Agendamento sujeito a confirmação de acordo com disponibilidade. O agendamento é obrigatório – o monitor só irá comparecer à Sala nos dias em que tiver visita agendada.

SERVIÇO
Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, s/n, Luz – Centro (Metrô Luz)
Site: www.salasaopaulo.art.brHorário: segunda a sexta das 9h às 18h
Tel.: (11) 3367-9500
Como chegar?
clique aqui

Visitas Guiada:
Segunda a sexta às 13h e 16h30
Sábado às 13h30
Domingo (em dias de concerto matinal) às 13h
Feriados – Sob consulta
Visita com audiodescrição – sob consulta*

Valores:
Segunda a sexta – R$5 por pessoa
Sábado e domingo – gratuito

*Sujeitos a alterações. Para não perder a viagem, agende ou confirme sua visita antecipadamente.

Fonte:
http://www.salasaopaulo.art.br/salasaopaulo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sala_São_Paulo
https://cidadedesaopaulo.com/atrativos/sala-sao-paulo/?lang=pt

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/08/sala-sao-paulo-uma-das-melhores-salas-de-concertos-do-mundo/" width="100%" count="off" num="5"]