5 Recursos antes de pedir um empréstimo

5 Recursos antes de pedir um empréstimo

Antes de pedir um empréstimo, é preciso levar várias coisas em consideração. Afinal, simplesmente pegar um dinheiro emprestado sem se programar é muito arriscado e pode até arruinar as suas finanças.

Pensando nisso, hoje trouxemos para você uma lista com 5 recursos a serem observados antes de solicitar crédito. Assim, você poderá se programar e se preparar para que esse empréstimo realmente faça sentido e ajuda você a melhorar financeiramente, ao invés de acabar se tornando mais uma dor de cabeça.

Portanto, fique com a gente e leia até o final, pois temos muitas informações interessantes para te passar.

Recursos antes de pedir um empréstimo

Tomar um dinheiro emprestado é um grande passo e deve ser feito com muita responsabilidade. Afinal, mesmo podendo ser uma verdadeira tábua de salvação, você não pode se esquecer de que terá que pagar as parcelas.

Por isso, antes de pedir um empréstimo, você precisa tomar uma série de medidas para que tudo saia conforme você deseja e não acabe por piorar a situação. A seguir, listamos para você, 5 recursos que você deve usar antes de solicitar uma linha de crédito. Acompanhe e confira.

1. Tenha um objetivo claro

Antes de mais nada, você precisa ter em mente exatamente o que deseja fazer com o dinheiro do empréstimo. E isso é bem mais do que uma resposta vaga, como “pagar as contas”, “fazer uma reforma”, etc.

É preciso que você estabeleça, por exemplo, quais contas irá pagar, se o dinheiro é para pagar o material de construção, o arquiteto, ou o empreiteiro, etc. Faça uma lista do ou dos destinos onde esse valor será usado e siga à risca esse plano.

Assim, você não corre o risco de, quando o valor for liberado, acabar gastando com coisas desnecessárias e deixar coisas importantes para trás.

2. Calcule todas as taxas e encargos

Além dos juros, outras taxas são incluídas no valor das parcelas do empréstimo, como o IOF (Imposto de Operação Financeira), por exemplo. Por isso, na hora de realizar uma solicitação de crédito, lembre-se de analisar muito bem tudo o que terá que pagar e o valor do CET (Custo Efetivo Total) para ter certeza de que poderá arcar com essa despesa.

3. Tenha em mente o quanto você pode pagar por mês

Outra coisa muito importante a ser considerada é que a parcela do seu empréstimo deve caber no seu orçamento. Afinal, não adianta pegar um valor considerável agora e sofrer para pagar depois, não é mesmo?

Então, analise o valor da parcela e veja se ela cabe no que você pode pagar para não correr o risco de ficar apertado e não conseguir honrar com o compromisso. Ademais, é preciso lembrar que, caso você atrase os pagamentos, terá que pagar juros, o que pode piorar a situação.

Assim sendo, seja responsável e não assuma uma prestação com a qual não possa arcar.

4. Pesquise até encontrar a melhor instituição financeira

Como você deve saber, muitas instituições financeiras oferecem linhas de crédito, como empréstimos pessoais, para empresas, com carro como garantia, etc.

Portanto, você pode pesquisar dentre todas elas até encontrar aquela que melhor se encaixa em suas expectativas, com melhores condições, e outros benefícios.

Assim, antes de se decidir por uma empresa, não deixe de analisar todas que puder até chegar à que mais se enquadra em suas necessidades.

5. Faça os ajustes necessários em seu orçamento para arcar com a parcela

Como já dissemos, quando você faz um empréstimo, precisa lembrar que terá que pagar uma parcela. Além disso, ainda terá que continuar pagando suas contas regulares, como faturas de cartões, aluguel, alimentação, água, luz, Internet, etc.

Assim sendo, você deve fazer certos ajustes para encaixar mais essa despesa em seu orçamento mensal e não deixar nenhuma dessas contas para trás. Então, coloque todas as suas contas no papel, antes mesmo de fazer a solicitação do crédito e identifique onde estão as barrigas que você pode cortar para fazer com que a mensalidade cabe no seu bolso.

Você pode, por exemplo, cancelar assinaturas de serviços que não usa muito, como pacotes de serviços de streaming que não tem tempo para assistir. Ou a mensalidade da aula de ginástica para a qual você nunca vai.

Outra dica é diminuir a frequência com que você come fora, e passar a utilizar o transporte público ou aplicativos de compartilhamento de viagens em alguns dias da semana para economizar.

Fazendo pequenas mudanças como essas, você vai conseguir pagar a parcela do seu empréstimo com mais tranquilidade.

Conclusão

Hoje você viu com a gente os 5 recursos a serem usados antes de pedir um empréstimo. Agora, é hora de colocar essas dicas em prática! Obrigado por permanecer até o fim, e lembre-se de sempre voltar aqui para mais conteúdos interessantes como esse! Até a próxima.

Sobre o autor

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/03/5-recursos-antes-de-pedir-um-emprestimo/" width="100%" count="off" num="5"]