Processo de troca ainda é um desafio para os e-commerces de moda

Processo de troca ainda é um desafio para os e-commerces de moda

Um dos maiores desafios dos e-commerces de moda é o processo de troca. De acordo com a Fecomercio SP (Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços de São Paulo), as trocas e devoluções de produtos no comércio eletrônico é responsável por 5% das vendas gerais. Mesmo assim, muitos varejistas do mercado online têm dificuldade em lidar com esse processo que ainda é bastante demorado e burocrático para o consumidor.

Além de ser responsável por parte das vendas gerais dos comércios eletrônicos, as trocas também resultam em um alto percentual de custo para os lojistas, que precisam realizar a entrega mais de uma vez até que o produto entregue esteja de acordo com as exigências do consumidor.

Essa é uma dificuldade para o mercado da moda porque as roupas costumam ter tamanhos e formatos diferentes, mesmo com a padronização de medidas. Além disso, dependendo da roupa o caimento pode não ser o esperado pelo consumidor, o que resulta na necessidade de realizar a troca da peça.

É por isso que hoje em dia muitas lojas de roupa que atuam de forma online fornecem uma tabela com todas as medidas necessárias para realizar uma compra mais assertiva. Mesmo com a tabela, as trocas ainda são frequentes e podem ocorrer por variação de cor, insatisfação com o tecido e até mesmo pelo envio de mercadoria errada.

Problemas com troca em e-commerces de moda são comuns entre consumidores

Em uma pesquisa no Reclame Aqui, uma das plataformas mais utilizadas pelos consumidores brasileiros para realizar reclamações, é fácil notar como o processo de troca ainda é um desafio para a maioria dos comércios eletrônicos do mercado da moda. Dentre as queixas mais comuns dos consumidores estão a demora no recebimento do vale de troca, a dificuldade em realizar a troca mediante o código para postagem do produto e demora para resolver processos de devolução. 

Em resposta, os lojistas afirmam que o grande volume de acesso de pessoas nos comércios eletrônicos quase sempre satura os canais de atendimento, o que gera uma certa demora para resolver as solicitações dos consumidores. Mas a maioria das lojas se colocam à disposição dos consumidores para resolver os problemas reclamados. 

Além disso, outra queixa dos comércios eletrônicos sobre o processo de troca é a dificuldade em instruir os consumidores sobre como funciona esse processo, que ainda é bastante burocrático no país. Atualmente, o método mais utilizado pelas empresas é de postagem através dos Correios onde o consumidor recebe um código para troca ou devolução e precisa despachar o produto comprado para a loja realizar a troca.

Vendas nos comércios eletrônicos de moda crescem mesmo com desafios

Embora os lojistas e os consumidores tenham que lidar com desafios como esse, as vendas nos comércios eletrônicos de moda têm crescido ano após ano. Uma pesquisa realizada pelo Melhor Envio destacou que o setor da moda foi o que mais vendeu no ano de 2021 no comércio eletrônico do Brasil. Para a pesquisa foram consideradas mais de 9 milhões de transações que ocorreram através da plataforma Melhor Envio.

Segundo especialistas no mercado eletrônico, as vendas têm aumentado por causa da facilidade de comprar online. Hoje em dia as pessoas podem comprar a partir de dispositivos móveis ou desktops e pagar com diversas tecnologias seguras, como as carteiras digitais e o cartão de crédito virtual.

Além disso, os consumidores são atraídos por preços baixos e descontos oferecidos pelas lojas online, que superam as promoções e saldões realizados por lojas físicas. Um exemplo disso é o desconto da Zattini, que atrai consumidores ativos do site e também novos consumidores para conhecer os produtos da loja e levar para casa produtos com desconto. 

Outra facilidade que o consumidor encontra ao comprar pela internet é a possibilidade de comparar preços entre diferentes lojas, encontrar peças de vestuário diferentes e montar um guarda-roupa sem ter que sair de casa, podendo aproveitar aquele tempo livre no horário de almoço ou pouco antes de dormir, para encontrar boas oportunidades de compras.

Portanto, não restam dúvidas de que o comércio eletrônico da moda continuará crescendo ao longo dos anos, mas os e-commerces ainda terão que superar o desafio do processo de troca para se tornar o mercado campeão de vendas online.

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

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