Domingos na Praça Kantuta: um pouquinho da Bolívia diretamente em São Paulo

Uma das características positivas de São Paulo é a variedade cultural que ela oferece: através de seus museus, exposições, gastronomia, festivais musicais, peças teatrais, artistas de ruas, viajamos pelo mundo e pelo tempo.

E no bairro do Canindé, pertinho do metrô Armênia, temos a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura de um dos nossos vizinhos latino-americanos. A feira boliviana, que acontece todo domingo na Praça Kantuta, oferece seus pratos típicos, artigos decorativos e produtos vindos direto da Bolívia.

Feira boliviana

São muitas barracas de comidas e um estômago muito pequeno para conseguir experimentar tudo em uma única ida. Desta vez, fomos na barraquinha Los Caporales e comemos as tradicionais salteñas (parece um pastel assado, mas com muuuuuuuito recheio – tanto que precisa até de uma colher para comer), bebendo uma cerveja boliviana Paceña e seu famoso mocochinchi (típica bebida feita com pêssego desidratado). Mas também vendem sopas, chicharron (a base de carne de porco), pollo (frango), salchipapa (salsicha com batatas) entre outros tantos pratos, que infelizmente não conseguimos experimentar. Há barraquinhas de sucos também, sendo uns dos mais exóticos o de amendoim e de linhaça.

Salteña e cerveja Paceña

Lá, também encontramos temperos específicos, ervas para chás e tipos de grãos que não encontramos facilmente no Brasil. Bom, e pra quem precisar, tem serviço de barbearia bem ali na feira.

Já nas barraquinhas de artigos bolivianos, encontramos muitas mantas coloridíssimas, almofadas, bolsas, belíssimos ponchos, além de miniaturas de lhamas, quadros e outros objetos decorativos. É muito legal parar para conversar com os vendedores, pois com muita simpatia, eles nos contam diversas histórias sobre seu país, seus costumes e suas crenças. Numa dessa histórias, conhecemos sobre o Ekeko,  que é um deus da prosperidade e abundância. Nele, são penduradas alasitas, que são miniaturas do que a gente deseja (exemplos: dinheiro, casa, comida, viagem, etc). Eles juram que se a gente colocar um cigarro aceso na boca dele, ele fuma o cigarro todo!

Ekeko

Enfim, a gente tem a oportunidade de conhecer um monte de sabores novos, de histórias do povo boliviano, de uma cultura lindíssima bem aqui em São Paulo. É um passeio de domingo que vale a pena!

Feira Boliviana – Praça Kantuta
Acontece: todo domingo, das 11h às 19h.
Endereço: Rua Pedro Vicente, s/n. São Paulo

Sobre o autor

Ariana, psi e ainda com fé na humanidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/02/domingos-na-praca-kantuta-um-pouquinho-da-bolivia-diretamente-em-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]