Curiosidades do Metrô que todo paulistano deveria saber

Curiosidades do Metrô que todo paulistano deveria saber

Conheça algumas curiosidades sobre o transporte público que carrega milhares de passageiros por dia na cidade de São Paulo:

Implosão do Edifício Mendes Caldeira

O Mendes Caldeira surgia como o maior arranha céu já construído na região da Praça da SéO Edifício teve uma vida muito curta, pois sua conclusão foi em 1963, e em 1975 ele veio abaixo em 8 segundos, num espetáculo que parou a cidade, dinamitado com 500Kg de explosivos para a construção da estação Sé de metrô.

Foto do site São Paulo Antiga

Setor de Achados e perdidos

O setor de Achados e Perdidos, fica na estação da Sé. Há cerca de vinte funcionários envolvidos. Além de diversos pertences que as pessoas acham e entregam, são devolvidos também por via dos funcionários, dinheiro.

Alguns objetos um tanto que inusitados já foram levados à esse setor, como: dentaduras, cadeira de rodas, muletas, carrinho de supermercado, vestido de noiva, coleções de discos em vinil. Louco não?! Hahaha

Banda dos Seguranças do Metrô

Para disfarçar um pouco o estresse da cidade de São Paulo os seguranças de metrô decidiram criar sua própria banda em  2011.  Sucessos da música como Another brick in the wall (Pink Floyd), Smoke on the water (Deep Pulple), Hello (Adele), Eye of the tiger (Survivor), Anjos (O Rappa), O segundo sol (Nando Reis), entre outros, fazem parte agora da “set list” da banda .

Foto por Marcia Alves/Metrô em Flickr

A banda possui 10 agentes do metrô e levada como proposta de levar entretenimento aos usuários. Os shows acontecem uma vez por mês.

Projeto de Poesia no Metrô

Diversas poesias são dispersas nas estações de metrô de SP, já reparou?

Isso faz parte do Projeto de Poesia do Metrô. O projeto é um dos maiores programas de leitura de poemas em língua portuguesa já realizado. Há poesias de Fernando Pessoa, Olavo Bilac, Camões, Augusto dos Anjos, entre outros.

Trens modernizados

O metrô sofreu alteração da sua identidade visual com a introdução de novas máscaras, adesivos e pintura. Também houve a substituição do sistema de ventilação por ar refrigerado, aprimoramento no sistema de iluminação do salão e troca dos bancos, visando mais conforto aos usuários.

Biblioteca Neli Siqueira

O metrô possui uma biblioteca que é focada em transportes mas, também dispõe acervos de diversas áreas do conhecimento como: Engenharia, Arquitetura, Direito, Administração, Economia entre outros. Neste acervo contém também a evolução tecnológica do metrô com o passar dos anos. Além de atender a comunidade metroviária o metrô recebe também profissionais e estudantes estrangeiro que se interessem pelo foco principal da biblioteca. Ela fica localizada na Rua Augusta, 1626 – Térreo – São Paulo. Para saber mais é só entrar no site do metrô.

Número de passageiros

Logo no início o metrô tinha uma média diária de apenas 2.858 passageiros. Hoje, circulam na estação Sé, considerando-se as entradas, saídas e transferências entre as linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha, cerca de 594 mil passageiros em dia útil.

Primeiro bilhete do metrô: 

Atualizado em 03/2021
Foto de capa por Wilfredor em Wikimedia Commons

Sobre o autor

Paulistana, estudante de Marketing, navegante de histórias e fotógrafa nas horas vagas. Gosta muito de conhecer novos lugares e ajudar as pessoas. Entende que a vida é um eterno ciclo entre tombos e aprendizados.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/05/curiosidadesdometro/" width="100%" count="off" num="5"]