Memorial da Resistência sedia mostra em homenagem a Yona Friedman

Memorial da Resistência sedia mostra em homenagem a Yona Friedman

O Memorial da Resistência de São Paulo (Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia) inaugurou no último sábado (26) a mostra biográfica “Yona Friedman: Democracia”. Com curadoria de Ana Pato, coordenadora do Memorial, a mostra apresenta um recorte da produção do arquiteto, artista, sociólogo e antropólogo franco-húngaro Yona Friedman (1923-2020), apresentando animações, manuais desenvolvidos com a ONU, instalações dentro e fora do edifício, intervenções urbanas em parceria com coletivos da região central, além de encontros públicos em parceria com o Sesc Bom Retiro.

Nascido na Hungria e radicado na França, Yona Friedman dedicou sua vida à criação de uma linguagem universal e acessível sobre os direitos humanos, as questões sociais e a autonomia dos indivíduos, sobretudo a partir dos anos 1970, quando colaborou com programas da UNESCO. Valendo-se de uma linguagem casual e facilmente transmissível, os quadrinhos, desenvolveu manuais em que defende a autonomia do indivíduo para compreender e interpretar o mundo de acordo com a própria experiência. Para ele, o direito a compreender é parte dos direitos humanos.

A visita à mostra começa com uma instalação feita com painéis de lambe-lambe com uma padronagem do arquiteto, para, em seguida, apresentar textos biográficos e imagens que ilustram seus principais projetos, como a Cidade Espacial e o Museu de Rua, além dos icônicos manuais em quadrinhos, onde abordava questões fundamentais, como o direito a moradia, meio-ambiente, acesso a água e comida, e duas premiadas animações dos anos 1960, realizadas em parceria com sua esposa Denise Charveyn.

Yona Friedman (1923-2020) em seu apartamento em Paris, França (sem data)

Nas paredes, a equipe do Memorial recriou em desenhos e palavras as “Licornes” (“Unicórnias”, em francês), personagens mitológicas frequentes na obra de Yona, que nadam em um mar de palavras que evocam o contexto político e social atual do Brasil.

A instalação “Gribouilli” (“Rabisco”, em francês) também está presente na mostra. Essa estrutura tridimensional irregular de grandes dimensões, realizada em frágeis fios de alumínio emaranhados suspensos no espaço, evoca a técnica construtiva autônoma e intuitiva presente em alguns dos projetos mais revolucionários do artista.

“Yona Friedman: Democracia” conta ainda com a realização de uma série de ações e intervenções urbanas em parceria com os coletivos artísticos Casadalapa e Paulestinos, além de encontros públicos junto ao SESC Bom Retiro, onde convidados aprofundam discussões e temas suscitados pela mostra.

A exposição pode ser visitada no Memorial da Resistência de São Paulo (Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia) até 7 de março de 2022, de quarta a segunda, das 10h às 18h, com entrada gratuita mediante agendamento prévio por meio deste link. A bilheteria do local está temporariamente fechada.

O Memorial da Resistência de São Paulo

O Memorial da Resistência de São Paulo tem como missão a valorização e a preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano (1889 à atualidade), especialmente no período da ditadura civil-militar (1964-85).

Este trabalho é realizado por meio da educação, da pesquisa, além da organização de exposições temáticas norteadas pela defesa da cidadania, da democracia e dos direitos humanos. O site oficial do museu é http://memorialdaresistenciasp.org.br.

Fonte: Adelante Comunicação Cultural

Imagem de topo: Cidade Espacial [Ville Spatiale], fotomontagem de Yona Friedman (sem data)

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/07/memorial-da-resistencia-sedia-mostra-em-homenagem-a-yona-friedman/" width="100%" count="off" num="5"]