Abdominoplastia: o que é e quem pode fazer?

Abdominoplastia: o que é e quem pode fazer?

Intervenção estética bastante procurada por mulheres, a abdominoplastia é uma alternativa além da prática de atividades físicas e da alimentação saudável para diminuir a flacidez na região abdominal. A abdominoplastia pode ser total ou mini, e a Cirurgiã Plástica Dra. Thamy Motoki explica a diferença entre elas: “Na primeira, trabalhamos todo o abdome, incluindo a musculatura flácida, gordura, a pele e o umbigo. Ela é indicada para pacientes que apresentem flacidez generalizada na região”.

Diferente da abdominoplastia total, a miniabdominoplastia é indicada para quem apresenta flacidez localizada apenas no abdome inferior. “Nessa técnica, normalmente, trabalhamos apenas a pele. A cicatriz é menor e mantemos o umbigo intacto”, explica a especialista.

Contraindicações e preparação

Dra. Motoki conta ainda que os procedimentos não são indicados para pessoas que possuem doenças sistêmicas, como hipertensão ou diabetes, nem para quem tem doenças de pele descompensadas (dermatites).

Para fazer os procedimentos são necessários exames pré-operatórios de acordo com a faixa etária e comorbidades de cada paciente. É importante estar na faixa de peso adequado. Também é recomendável cessar o tabagismo por pelo menos um mês antes da cirurgia”, aconselha a médica. “É possível perceber o resultado logo após a cirurgia, apesar do inchaço. Mas o resultado definitivo é visto de fato por volta do 9º ao 12º mês depois do procedimento”, complementa a cirurgiã plástica.

Recuperação

Durante a recuperação, deve ser evitado esforços por duas semanas. As atividades físicas mais intensas são liberadas no segundo mês. “No pós-operatório, o paciente deve utilizar a malha de compressão, que ajudará no controle do inchaço e recuperação mais rápida”, diz a Dra. Motoki. No protocolo de atendimento da cirurgiã plástica, o acompanhamento acontece em conjunto com a equipe de fisioterapia especializada para realização de taping intraoperatório e das drenagens linfáticas.

E vale sempre lembrar: qualquer intervenção estética deve ser analisada, acompanhada e realizada por especialista apto para o procedimento em questão.

Foto de topo: Imagem ilustrativa/Freepik

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/11/abdominoplastia/" width="100%" count="off" num="5"]