Exposição inédita com esqueletos e fósseis originais de dinossauros vem a São Paulo

Exposição inédita com esqueletos e fósseis originais de dinossauros vem a São Paulo

Criaturas fascinantes, os dinossauros estão presentes em nossos livros e museus, e encantam o público nos cinemas, em filmes que acumulam recordes de bilheteria. No campo científico, estudos sobre o tema movimentam uma rede de pesquisadores em todo mundo e, a cada nova descoberta, a história da existência dos dinossauros é remodelada.

Na América do Sul, a Argentina tornou-se um dos principais polos de exploração e preservação desse patrimônio pré-histórico. Devido à localização, tipo de rochas e clima, os fósseis encontrados na região argentina conhecida como Patagônia se destacam pelo grande nível de preservação e acessibilidade.

Em 2013, exatamente nesta região gelada e árida no extremo sul do continente, um pastor avistou acidentalmente a ponta de um osso gigante saindo de uma rocha. Iniciava-se nesse momento um imenso trabalho que mobilizou paleontólogos de todo o mundo, que acabaria por confirmar a existência de uma nova espécie de dinossauro e desvendar o ecossistema em que viveram. A descoberta foi o maior dinossauro já encontrado no planeta, o gigantesco titanossauro herbívoro Patagotitan mayorum.

Exposição no Brasil

O Brasil receberá uma exposição completa direto da Patagônia. Entre 3 de setembro e 27 de novembro deste ano, em uma área de 2.300m² montada no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera, o público poderá vivenciar uma experiência única, com ingressos a preços populares e sistema “leitura fácil”, que torna a informação acessível a todos.

A exposição DINOSSAUROS – Patagotitan, o Maior do Mundo desvenda um mundo fascinante, apresentando 16 réplicas de esqueletos de dinossauros completos e 20 fósseis originais, incluindo o maior de todos, o titanossauro Patagotitan, e o gigante carnívoro Tyrannotitan. Também estará exposto o crânio do Giganotossauro, um dinossauro que se tornou popular depois de derrotar o Tiranossauro Rex no último filme da franquia “Jurassic Park”. Além disso, os visitantes irão descobrir ainda formas maravilhosas descobertas nas rochas da Patagônia.

Uma curiosidade: só para o esqueleto do Titanossauro, a produção da exposição teve que criar um espaço especial, capaz de abrigar o maior animal que já habitou nosso planeta. Estudos sugerem que o dinossauro tinha 40 metros de comprimento e 72 toneladas – como três caminhões cegonha enfileirados, e o peso equivalente a 18 elefantes.

A exposição irá apresentar também uma réplica do esqueleto em tamanho natural do dinossauro mais antigo do mundo, o “brasileiro” Buriolestes schultzique viveu há 233 milhões de anos, um pequeno bípede com um cérebro potente, dentes pontiagudos e um corpo esguio e ágil que o faziam um predador bastante eficiente, encontrado na região do Rio Grande do Sul.

O paleontólogo responsável pela exposição no Brasil, professor da USP e escritor de livros como “Brasil dos Dinossauros”, é Luiz E. Anelli, que comenta: “Além do Patagotitan, o maior dinossauro do mundo, veremos gigantes do período Cretáceo como o Tyrannotitan e o Giganotosaurus, com cerca de 120 milhões de anos de idade, e também alguns dos mais antigos dinossauros conhecidos, como o Eoraptor e o Herrerassaurus, ambos do período Triássico, com 231 milhões de anos de idade. Haverá espécies curiosas como o Carnotaurus, com seus chifres, e o Amargasaurus, com sua fileira de espinhos no pescoço e nas costas. Mais do que ver de perto esses seres magníficos, essa mostra é uma oportunidade de convivermos com espécies da América do Sul e assim entender melhor nossa história, uma oportunidade única de entretenimento científico que interessa a toda a família, a todos nós”.

Uma aula fora da escola

“Dinossauros – Patagotitan, O Maior do Mundo” é uma exposição dividida em módulos agrupados em três tópicos básicos, centrados nas três grandes linhagens de dinossauros. Através delas, o público poderá conhecer os maiores e também alguns dos menores dinossauros conhecidos. Mais do que apenas um passeio, a mostra é também uma aula. Através de vídeos e estações modernas e interativas, os visitantes serão apresentados aos principais conceitos de geologia, o tempo geológico, a geografia, o método científico e o deslocamento dos continentes.

Mais atrações

Além do pavilhão da exposição com as réplicas, haverá também uma enorme Praça DINOS, com café, loja, diversas ativações para adultos e crianças se divertirem, como um aplicativo de tecnologia de realidade aumentada que vai permitir interação com os dinossauros como se estivessem vivos, tirar selfies e fotos, e uma cabeça de carnotaurus saindo da parede, além de um espaço para descanso.

As crianças poderão ainda se divertir e vivenciar a experiência de como um paleontólogo realiza uma escavação e descobre fósseis, em um tanque de areia com réplicas de esqueletos de dinossauros.

SERVIÇO

“Dinossauros – Patagotitan, O Maior do Mundo” estará disponível para visitação no Pavilhão das Culturas Brasileira do Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana) de 03/09 a 27/11, de terça a sexta, das 10h às 19h40, e aos sábados e domingos, das 9h às 19h40. Os ingressos custam R$25,00 (meia-entrada) e R$50,00 (inteira) e podem ser adquiridos mediante agendamento de data e horário pelo site da Livepass (neste link) ou na bilheteria autorizada (Estádio do Morumbi: Pça. Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Morumbi), que funciona de terça a domingo, das 8h30 às 20h30.

Podem entrar na exposição até 600 pessoas por hora. A exposição é acessível para todos, com trajeto específico para PCD conforme a estrutura do prédio.

Fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/08/exposicao-com-esqueletos-e-fosseis-de-dinossauros/" width="100%" count="off" num="5"]