Capital paulista deve ganhar novo parque: o Parque Municipal Campo de Marte

Capital paulista deve ganhar novo parque: o Parque Municipal Campo de Marte

São Paulo deve ganhar um novo parque de lazer: o Parque Municipal Campo de Marte. Sem data divulgada para a inauguração, o primeiro passo para a implantação do parque foi dado no último dia 25, quando foi lançada a consulta pública do projeto de concessão para a implantação, gestão, operação e manutenção do espaço.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o objetivo da criação do parque é tornar os mais de 400mil m² de área municipal na região norte da cidade em um destino de uso público para atividades recreativas, esportivas, educacionais e socioculturais.

O projeto tem como ênfase devolver a qualidade ambiental à região que, mapeada no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), passará a contar com a recuperação e preservação de 200 mil m2 de área verde. Para garantir a interação com o público, o projeto prevê a instalação de infraestrutura completa para fruição da área de conservação, como passeios de pedestres, mobiliário urbano, iluminação, elementos de sinalização e comunicação visual e equipamentos voltados à segurança e gestão da área.

Alinhado aos conceitos mais modernos do urbanismo contemporâneo, o novo Parque Campo de Marte propõe harmonizar as funções ambientais da área ao uso pela população para atividades esportivas e de lazer.

Assim, entre as infraestruturas previstas, serão implantadas pistas de caminhada e corrida, pista de skate, quadra de bocha, centros de convivência comunitários voltados à prática do futebol de várzea e farta área para estacionamento de veículos reversível para apoio à logística do carnaval municipal.

Além disso, é prevista a oferta de atividades de interesse coletivo abertas à população, bem como a possibilidade de que estes locais recebam empreendimentos para exploração comercial e eventos de médio e grande porte, consolidando a área como um novo destino de entretenimento em São Paulo, com o objetivo de incentivar a relação entre o usuário e a área verde urbana, com adequada provisão de segurança e serviços. 

Gestão do parque

A parceria entre a concessionária e a Prefeitura de São Paulo terá o prazo total de 35 anos, com a implantação do parque já no segundo ano e a assunção imediata, pela concessionária, da segurança e zeladoria de toda a área.

Segundo a gestão municipal paulistana, considerando as diretrizes do projeto, a futura concessionária deverá realizar cerca de R$255 milhões em investimentos na área, além dos R$9 milhões projetados para gastos em custeio nos 35 anos de operação do novo Parque Campo de Marte.

A qualidade dos serviços prestados pelo parceiro privado será avaliada por indicadores de desempenho, que serão aferidos por uma entidade independente e pela opinião dos próprios usuários.

Ainda, a modelagem do projeto foi desenhada de modo que o parceiro privado possa lançar mão de sua inventividade para criar novas fontes de receita que tenham sinergia com o parque, compartilhando com o município parte de sua receita anual, dependendo do patamar de faturamento.

A consulta pública para Concessão do Parque Campo de Marte fica aberta até o dia 30 de dezembro deste ano. A Prefeitura de São Paulo disponibilizou o e-mail [email protected] para contribuições e questionamentos da população.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

Foto de topo: Depositphotos.com (ilustrativa)

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/12/parque-municipal-campo-de-marte/" width="100%" count="off" num="5"]