Rodízio de carros em São Paulo na Páscoa 2023: como vai funcionar?

Rodízio de carros em São Paulo na Páscoa 2023: como vai funcionar?

Desde o início do ano, a Prefeitura de São Paulo retomou o rodízio municipal de veículos para o seu esquema tradicional.

Até então, as restrições ficaram suspensas devido às festas de fim de ano e às férias escolares de verão, período em que milhões de paulistanos usam as vias públicas para deixar a capital e viajar.

O objetivo do rodízio, também chamado de Operação Horário de Pico, é restringir a circulação de carros no Centro Expandido de São Paulo nos períodos da manhã (das 7h às 10h), e da tarde/início da noite (das 17h às 20h), seguindo o dígito final da placa do automóvel. Vale lembrar que motos não são restritas.

Para tanto, a Prefeitura definiu o seguinte escalonamento de veículos com circulação restrita, conforme o último dígito da placa de identificação:

  • Segunda-feira: placas com finais 1 e 2;
  • Terça-feira: placas com finais 3 e 4;
  • Quarta-feira: placas com finais 5 e 6;
  • Quinta-feira: placas com finais 7 e 8;
  • Sexta-feira: placas com finais 9 e 0.

A regra permanece a mesma para a Páscoa e os dias que a antecedem.

Nos horários de vigência do rodízio, os carros ficam impedidos de circular nas vias que contornam o “Minianel Viário”, composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Na prática, tais restrições são válidas para todos os carros que circulam na capital paulista no período estipulado, não importando a cidade ou estado de registro dele.

Assim, automóveis de fora da cidade de São Paulo também devem seguir as regras definidas pela gestão local.

Conforme a legislação, a multa para o motorista que não respeitar as regras do rodízio é de R$ 130,16, além da adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Isenção do rodízio para PcD

Pessoas com deficiência ou que transportam pessoas com deficiência ou doença crônica que comprometa a mobilidade têm direito à isenção do rodízio em São Paulo.

Para usufruir desse benefício, é preciso realizar um cadastro do veículo junto à Prefeitura da Capital por meio do Portal 156. Essa isenção abrange diversas deficiências e doenças crônicas que afetam a mobilidade, cognição e visão.

A validade máxima do cadastro é de dois anos e é facultativo, mas caso o motorista se enquadre nas regras de isenção e não esteja cadastrado, é possível recorrer à autuação junto ao DSV apresentando a documentação necessária para solicitar o cancelamento.

Fonte utilizada nesta notícia: https://garagem360.com.br/rodizio-em-sao-paulo-regras-como-funciona/

 

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/04/rodizio-de-carros-em-sao-paulo-na-pascoa-2023-como-vai-funcionar/" width="100%" count="off" num="5"]