Black Flag celebra 40 anos de “My War” com show de quase 2 horas em São Paulo

Black Flag celebra 40 anos de “My War” com show de quase 2 horas em São Paulo

Poucas das várias bandas de rock internacionais que estão se apresentando em São Paulo, ou ainda vão se apresentar por aqui em 2023, têm uma história tão influente quanto o Black Flag.

Banda de punk rock surgida nos anos 70 que já contou com muitos músicos badalados em sua formação, o Black Flag é um dos ícones do gênero, conhecida por influenciar também outros estilos do rock e ser apontada por alguns como a banda cuja sonoridade deu o pontapé inicial para o surgimento do grunge.

Nesta última sexta-feira, dia 27 de outubro, a cidade de São Paulo teve a oportunidade de ver todo esse legado ao vivo pela segunda vez (a primeira foi em 2020), materializado em um quarteto formado por Greg Ginn (guitarrista e fundador), Mike Vallely (vocalista), Harley Duggan (baixo) e Charles Wiley (bateria) – a atual formação do Black Flag. E a ocasião tinha um tema especial: a celebração dos 40 anos do álbum “My War” (1984), um dos mais simbólicos do grupo. O local do show foi o Carioca Club, já conhecido dos rockeiros paulistanos por receber apresentações do gênero com certa frequência.

O show

Com um show de abertura bastante competente dos Garotos Podres (@garotospodersoficial), emblemática banda punk brasileira que tem músicas com letras baseadas em críticas sociais e políticas regadas a uma boa dose de humor, o Black Flag subiu ao palco sem muita cerimônia e nem mesmo saudou o público antes de começar sua apresentação. Como o Sobreviva em São Paulo já havia adiantado, as nove músicas de “My War” foram as primeiras tocadas, exatamente na ordem em que estão disponíveis no álbum. Sendo assim, a faixa título – sem dúvidas a mais querida do disco – deu início ao show, seguida por “Can’t Decide” e “Beat My Head Against the Wall”.

Garotos Podres (foto: Piero Paglarin)

Antes de continuar falando do setlist, vale um comentário: “My War” é o disco do Black Flag cuja sonoridade é mais experimentada e trabalhada, com momentos de distorções e vocais rasgados intercalados com pausas e “breaks”. Não à toa, quatro das nove faixas têm mais de cinco minutos de duração, algo raro para uma banda de punk rock.

Assim que terminou de tocar as músicas do álbum aniversariante, a banda fez um intervalo de aproximadamente 10 minutos e depois voltou e tocou muitos de seus outros hits. E, cá entre nós, essa segunda parte do setlist foi a que mais animou a galera! A celebrada “Nervous Breakdown” puxou uma série de petardos que contou com “Fix Me”, “Wasted”, “Jealous Again”, entre outras músicas, e teve seus melhores momentos na sequência que enfileirou “Black Cofee”, Gimmie Gimmie Gimmie” e “Six Pack”, praticamente sem respiro entre uma e outra.

O final do setlist teve outro trio de músicas também cultuadas: “TV Party”, a icônica “Rise Above” e “Louie Louie”, sendo esta última um cover de Richard Berry que o grupo sempre toca nos shows – e desta vez encerrou o repertório de 25 músicas e quase duas horas de duração.

Black Flag (foto: Piero Paglarin)

Performance

Quanto à performance em palco, a banda mostrou muita objetividade em executar o setlist e não se preocupou quase nenhum momento em conversar com a plateia, a não ser quando Mike Vallely anunciou o intervalo entre as duas partes do show e quando apresentou os membros da banda. Mesmo assim, o vocalista foi bem econômico nas palavras.

Ainda sobre Vallely, mesmo com pouca interação junto ao público, seu principal ponto forte em cima do palco foi a dedicação ao cantar, o que dava pra perceber que ele faz com paixão. Os demais músicos, mudos durante todo o tempo, cumpriram sua missão e entregaram uma performance animada – com destaque para os solos de guitarra de Greg Ginn.

Confira o setlist executado pelo Black Flag no Carioca Club, em São Paulo, no dia 27 de outubro de 2023, na turnê comemorativa do 40° aniversário do álbum “My War”:

1ª parte:
My War
Can’t Decide
Beat My Head Against the Wall
I Love You
Forever Time
The Swinging Man
Nothing Left Inside
Three Nights
Scream

2ª parte:
Nervous Breakdown
Fix Me
I’ve Had It
Wasted
Jealous Again
No Values
Black Coffee
Gimmie Gimmie Gimmie
Six Pack
Depression
In My Head
Room 13
Revenge
TV Party
Rise Above
Louie Louie (cover de Richard Berry)

Foto de topo: Piero Paglarin

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/10/black-flag-celebra-40-anos-de-my-war/" width="100%" count="off" num="5"]