Comidas típicas de São Paulo: Confira onde comer os pratos mais clássicos da cidade

Comidas típicas de São Paulo: Confira onde comer os pratos mais clássicos da cidade

As comidas típicas de São Paulo deixam moradores e visitantes com água na boca. A cidade é considerada a capital mundial da gastronomia, sendo um dos melhores lugares para comer. A pluralidade de sabores e texturas são marcantes e é impossível não se apaixonar.

Não importa o dia da semana ou onde comer, São Paulo oferece opções para todos os gostos e bolsos. Desde a alta gastronomia até comida de rua que encantam o paladar. Confira a seleção de 7 comidas típicas de São Paulo e saiba onde provar cada prato:

#01 Sanduíche de Mortadela 

Onde Comer: Bar do Mané (Mercado Municipal)
O sanduíche mais tradicional de São Paulo é encontrado no Mercadão desde a década de 30. Com um recheio de extremamente generoso, o lanche é matador. São mais de 300 gramas de mortadela no pão francês.

#02 Virado à Paulista

Onde Comer: Bar Dona Onça
Segunda-feira é o dia do Virado à Paulista.  O prato leva arroz, tutu de feijão, bisteca de porco, couve e ovo frito. A tradição começou com os bandeirantes como um alimento fácil de comer e com sustância. Até hoje a receita aparece nos cardápios de diversos restaurantes de São Paulo. Estima-se que diariamente são servidos mais de 500 mil virados à paulista na cidade.

#03 Cuscuz paulista

Onde comer: Amadeus
Existem diversas variações de cuscuz, mas o cuscuz paulista tem o seu toque especial. Salgadinho, feito com farinha de milho e pode ser preparado com diversos ingredientes. Um dos mais tradicionais é do restaurante Amadeus que usa camarões de pesca artesanal.

#04 Canapés com chope do Bar Léo

Onde Comer: Bar Léo
Desde 1940, o Bar Léo é um dos botecos mais tradicionais da cidade. Os canapés acompanhados com chope gelado é uma parada obrigatória pelas ruas de São Paulo. No cardápio, existem opções de carne crua, pasta de queijo gorgonzola com copa ou rosbife de lagarto. O casamento do canapé com o chope é perfeito.

#05 Coxinha do Veloso

Onde comer: Veloso
Quem nunca escutou falar das coxinhas do Veloso? As melhores coxinhas da cidade que viciam qualquer um. Sequinhas, crocantes e cremosas, esse é o segredo do salgado mais tradicional da cidade. Para deixar ainda mais completo, peça uma caipirinha de limão e aproveite o happy hour.

#06 Pastel de Feira

Onde comer: Feiras ao ar livre
O pastel é uma das melhores delícias de São Paulo. Perto das feiras de rua, o aroma do salgado, feito na hora, já se espalha. Não tem quem resista a uma mordida, ainda mais quando combinado com caldo de cana. O salgado é um clássico e opções de barraquinhas não faltam.

#07 Pão na chapa com pingado

Onde Comer: Padaria Bella Buarque
O café da manhã também pede uma comida típica da cidade. Começar o dia com um pão na chapa com bastante manteiga e um pingado melhora o humor de qualquer um. Essa dupla é tradição dos trabalhadores de São Paulo.

Atualizado em 03/2021

Sobre o autor

Jornalista, apaixonada por vinho, arte, cultura e gastronomia. Adora conhecer novos lugares em São Paulo e compartilhar dicas sobre suas descobertas.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2018/01/comidas-tipicas-de-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]