‘São Paulo, capital da gastronomia’: saiba porque muitos chamam a cidade assim

‘São Paulo, capital da gastronomia’: saiba porque muitos chamam a cidade assim

Para os amantes do turismo gastronômico, São Paulo é uma cidade que oferece prato cheio. Em um mesmo dia, é possível dar um passeio por três continentes diferentes utilizando apenas o metrô: tomar café da manhã em uma lanchonete búlgara no Bom Retiro, almoçar num restaurante árabe de Pinheiros, e terminar a noite na Liberdade, se deliciando em um belo restaurante japonês. Se quiser um petisco para completar o giro pelo mundo, uma boa pedida é correr até a República para experimentar o brasileiríssimo torresminho.

 A ascensão da gastronomia na capital paulista é constatada na prática. Uma pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos (OTE), núcleo de pesquisa e inteligência de mercado da SPTuris, da Prefeitura de São Paulo, durante o SP Gastronomia – evento que aconteceu pela primeira vez na cidade entre 29 de junho e 2 de julho – revelou que 97,7% dos entrevistados acreditam que a cidade é um destino gastronômico internacional e 92,5% costumam frequentar restaurantes do município.

Destaque internacional

A qualidade da comida servida nos estabelecimentos paulistanos ganha destaque no cenário internacional. No início de 2023, o relatório The World’s Best Cities – realizado pela consultoria internacional Resonance Consultancy, indicou a cidade de São Paulo como o 3ª melhor destino gastronômico na categoria ‘restaurantes’, atrás apenas de Tóquio, no Japão, e Seul, na Coreia do Sul.

Com espaço para todos os paladares, em uma pesquisa de dezembro de 2022 da plataforma americana Happy Cow e da organização britânica sem fins lucrativos Veganuary constatou que a capital paulista é atualmente a cidade latina com o maior número de restaurantes veganos.

De acordo com o Observatório de Turismo de Eventos, em 2018, a cidade reunia em torno de 20 mil restaurantes com quase 60 tipos de cozinhas diferentes. Entre elas, 500 churrascarias, 350 hamburguerias, 600 restaurantes japoneses – que servem aproximadamente 400 mil sushis por dia -, 80 restaurantes vegetarianos e 3.500 pizzarias. Os dados estão em constante fase de atualização, mas a expectativa da prefeitura paulistana é que os números sejam ainda mais expressivos.

Sabores de diversos países

Outro dado da pesquisa realizada durante o SP Gastronomia mostra que, entre os restaurantes mais frequentados da cidade, estão os italianos (53,6%), japoneses (47,3%) e brasileiros (30,2%). Além disso, cresce o número de estabelecimentos de culinária árabe, considerando também a chamada “comida de rua”.

A diversidade se entende ainda a países como Nepal, Armênia, Israel e Palestina, proporcionando uma experiência de novos sabores e um mergulho por diferentes culturas.

Outra característica paulistana marcante são os bairros que concentram pratos típicos de determinados países. Enquanto a Mooca é conhecida por concentrar restaurantes italianos, a Liberdade é renomada pelas diversas casas com temática oriental. Aliás, São Paulo é a cidade que reúne a maior população de descendentes de italianos fora da Itália e a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão.

Eventos gastronômicos

Para evidenciar esse fôlego gastronômico que vem tomando conta capital, os eventos ligados ao setor ganharam cada vez mais espaço. Só este ano, pode-se destacar três grandes feiras.

Uma delas foi a primeira edição do SP Gastronomia, realizado pelo Grupo Globo com apoio da Prefeitura de São Paulo. O encontro reuniu gastronomia, música, oficinas e feira de produtores.

O concurso Comida di Buteco, que incentiva a culinária popular, também movimentou o setor. Ele acontece todos os anos e os estabelecimentos participantes concorrem ao posto de melhor da cidade em diversas categorias ao elaborar um prato a partir de um tema específico. Em 2023, foram 113 casas participantes, localizadas em todas as regiões da cidade, mapeadas pela premiação. Relembre aqui qual foi o estabelecimento ganhador.

Já o Festival Smorgasburg, que surgiu em Nova York, desembarcou em São Paulo e está na 3ª edição. Com foco na culinária criativa, o evento tem entrada gratuita e atraiu um grande público ao entorno do Parque Ibirapuera em julho.

Festas de rua

Quando se fala em comida, as tradicionais festas de rua que homenageiam os padroeiros dos bairros e ainda são responsáveis por ajudar nas obras assistenciais das paróquias não podem ficar de fora. Duas são bem famosas.

A primeira é a Nossa Senhora Achiropita, no Bixiga, que chegou à 97ª edição. Já a de San Gennaro, na Mooca, acontece tradicionalmente no mês de outubro, há 50 anos.

Ambas têm foco na culinária italiana e possuem diversas barraquinhas vendendo iguarias típicas a um excelente custo-benefício. Os dois eventos atraem milhares de pessoas todos os anos em busca de delícias como pizza, fogazza, macarronada e outros pratos, além de bebidas como vinho.

Acontecendo periodicamente, as feiras gastronômicas regionais também movimentam a cidade em torno de ricos temas ligados à culinária. A Brooklin Sessions, que acontece no Brooklin e sempre reúne produtores e marcas de alimentos, bebidas e doces que fazem a gastronomia acontecer, é uma dessas feiras.

Guia Michelin volta a São Paulo

Ao mesmo tempo em que o cidadão ou turista celebram a culinária despojada e acessível na capital de SP, é possível escolher um restaurante sofisticado para apreciar, por exemplo, um menu degustação em sete etapas harmonizado com excelentes vinhos.

Nesse sentido, a volta do famoso Guia Michelin a São Paulo, em 2024, é motivo de comemoração. Considerada a ‘Bíblia da Gastronomia’, a publicação avalia mais de 30 mil estabelecimentos em mais de 30 territórios em três continentes.

A classificação dos lugares varia de zero a três estrelas e são apreciados os atributos dos pratos com base em cinco critérios: qualidade dos ingredientes, domínio de técnicas culinárias, harmonia dos sabores, expressão da personalidade do chef na cozinha e consistência, ao longo do tempo e em todo o menu.

Há muito tempo o Guia Michelin conhece a qualidade da culinária paulistana. Os nossos inspetores estão atualmente no terreno para realizar a seleção dos seus restaurantes para nova seleção, em março de 2024. Temos o prazer de anunciar o retorno das nossas atividades de recomendação gastronômica no Brasil nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O relançamento permitirá, mais uma vez, celebrar os melhores estabelecimentos locais e os talentosos profissionais que os dirigem”, garante o diretor internacional da publicação, Gwendal Poullennec.

Em 2020, a cidade contava com nove restaurantes indicados pelo guia, sendo o restaurante D.O.M, do chef Alex Atala, o único atualmente a deter duas estrelas. Poullennec explica que o guia havia saído do Brasil em função da crise gerada pela Covid-19.

Virado à Paulista, patrimônio cultural

Coroando a rica gastronomia que São Paulo oferece, seja espelhada de outros países e regiões brasileiras ou criada na própria cidade, o Virado à Paulista (foto no topo) – prato simbólico da cidade servido tradicionalmente às segundas-feiras em restaurantes paulistanos – ganhou o título de patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo em 2018. Leia esta matéria para saber mais.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

Foto no topo: Joca Duarte

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 
 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/10/sao-paulo-capital-da-gastronomia/" width="100%" count="off" num="5"]